Urcamp por Aí: Farmacêutico realiza doutorado na California

Há décadas, a Urcamp contribui para o desenvolvimento da sociedade, com a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e de pessoas com senso crítico e reflexivo. Muito se fala nos resultados que a instituição traz para a economia e a cultura da região da Campanha, entretanto, o trabalho vai muito além dos limites territoriais dos campus onde se situa. Há diversos profissionais formados que estão espalhados, e essas histórias merecem ser contadas, por meio da coluna semanal “Urcamp por Aí”, que começa a partir desta edição, no Jornal Minuano. Esses relatos também terão seu conteúdo estendido para vídeo nas redes sociais e demais plataformas digitais da Urcamp. Sugestões de egressos que são casos de sucesso “por aí” podem ser enviadas pelo Instagram @Urcampoficial.

 

O nosso primeiro caso é o de Leonardo Luís Artico, 28 anos, que realiza Doutorado Sanduíche na California University, em Berkely (Estados Unidos), desde 2019. Artico cursou a graduação de Farmácia pela Urcamp, entre 2012 a 2016. A inspiração dada pelos professores o motivou para prosseguir a vida acadêmica tanto que, de 2017 a 2019, fez o Mestrado em Genética e Biologia Molecular, pela Unicamp, em Campinas-SP. Com o reconhecimento do trabalho científico realizado, Artico avançou para o Doutorado, na mesma área, mas com bolsa nos EUA para aplicações de estudos voltados para câncer e metabolismo.

Ao ser questionado sobre o papel da Urcamp em sua trajetória, Artico destaca o quanto o quadro docente lhe inspirou para que avançasse nos estudos acadêmicos. “A Urcamp foi fundamental para estar onde estou. Foram os professores que me apresentaram a ciência e que pude decifrar as possibilidades de futuro e que objetivos eu poderia alcançar. Esses cinco anos de graduação foram minha fonte de inspiração, me moldando como ser humano e profissional. Tive sorte de ter professores que me apoiaram na vida acadêmica”, complementa.