Dia de Campo da Urcamp focado na prática acadêmica e na interação com estudantes do Ensino Médio
O Campus Rural da Urcamp, em Bagé, será palco do 3º Dia de Campo, evento organizado pelos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia para o dia 21 de novembro, quinta-feira. Com atividades programadas das 8h às 17h, a iniciativa é gratuita e aberta ao público, com inscrições disponíveis pelo site eventos.ucamp.edu.br. O evento, que teve início em 2022, é voltado especialmente para o Ensino Médio, com mais de 150 estudantes já confirmados de escolas de Bagé e Dom Pedrito.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Paula Santos, destaca a importância da continuidade do evento como um oferecimento de imersão no meio rural, tanto para os alunos quanto para os visitantes. “É uma oportunidade para os estudantes de Medicina Veterinária e Agronomia praticarem o que aprenderam durante o ano, por meio de oficinas e da Mostra de Projetos Integradores, que funciona como uma feira de exposição, dando protagonismo aos alunos", enfatiza.
A coordenadora do curso de Agronomia, Ana Bicca, ressaltou o papel formativo do evento. “O Dia de Campo é uma oportunidade para aplicar, na prática, o conhecimento adquirido em sala de aula e aproximar a sociedade e os futuros estudantes da Urcamp. Esse momento promove uma troca de experiências enriquecedoras que estimulam o interesse pela carreira e complementam a formação acadêmica, preparando profissionais mais conscientes da importância do trabalho rural", pontua.
A programação do evento inclui uma variedade de oficinas e palestras simultâneas, permitindo aos participantes escolherem as atividades de seu interesse. Durante a manhã, às 8h, será realizado o minicurso de “Cirurgias de rotina em pequenos animais”, conduzido pelo médico veterinário Ricardo Oliveira. Às 9h, os visitantes podem participar da oficina de “Estimativa do peso de bovinos por medição de perímetro torácico com avaliação do escore corporal”.
Outras atividades, às 10h, incluem a Punção folicular (OPU) em peças de frigorífico, uma Trilha ecológica, uma oficina de “Coleta de plantas para herborização”, e outra oficina de “Levantamento populacional de formigas cortadeiras”. Ainda, às 10h30, haverá uma oficina prática de Análise e qualidade de leite in natura, demonstrando métodos acessíveis de controle de qualidade. Às 11h, os participantes poderão integrar a “Roda de conversa sobre ovinocultura” ou “aprender a criar vasos autoirrigáveis em oficinas sustentáveis com garrafas PET”, além da oficina de “Vermicompostagem”.
No período da tarde, a programação prossegue com uma palestra sobre “Gastroenterites em filhotes de cães e gatos”, ministrada pela médica veterinária Natália Martins, e uma oficina sobre “Avaliação neonatal em cães e gatos”, ambas às 14h. No mesmo horário, ocorrerá uma discussão sobre “Suplementação alimentar para ruminantes” e outra intitulada “Desvendando o mundo do vinho: do vinhedo à taça”, que proporcionará um olhar sobre o processo de produção de vinhos.
Às 15h, os visitantes poderão participar de uma oficina sobre o “Manejo de botijão de sêmen” e participar de uma “Degustação de produtos de origem ovina” com o grupo de estudos GEMA. E às 15h30, a programação encerra com uma oficina prática de “Inseminação artificial por laparoscopia em ovinos”, apresentada pelo médico veterinário Gabriel Strada.
PROGRAMAÇÃO
21 de novembro - Quinta-feira
8h às 12h e das 14h às 17h – Minicurso: Cirurgias de rotina em pequenos animais – Médico veterinário Ricardo Oliveira
9h – Estimativa do peso de bovino por mediação de perímetro torácico com avaliação do escore corporal
10h – Punção folicular (OPU) em peças de frigorífico
10h – Trilha ecológica para identificação e coleta de plantas para herborização
10h – Levantamento populacional de formigas cortadeiras
10h30 – Análise e qualidade de leite in natura – o controle de qualidade ao alcance das mãos
11h – Roda de conversa: ovinocultura
11h – Oficina sustentável com garrafas pet: construção de vasos autorrigáveis
11h – Oficina de Vermicompostagem
14h – Palestra: gastroenterites em filhotes de cães e gatos – Médica veterinária Natália Martins
14h – Suplementação alimentar para ruminantes
14h – Avaliação neonatal em cães e gatos
14h – Desvendando o mundo do vinho “Do vinhedo à taça”
15h – Manejo de botijão de sêmen
15h – Degustação de produtos de origem ovina – Grupo de Estudos GEMA
15h30 – Inseminação artificial por laparoscopia em ovinos – Médico veterinário Gabriel Strada