Reitora Lia Quintana recebe Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul

Lutar pela campanha #MeioPorCentoJá, do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, e dar sequência aos projetos de inovação da Urcamp. Na manhã desta quinta-feira, 13, estas duas pautas importantíssimas foram tratadas no gabinete da reitora do Centro Universitário da Região da Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana, que recebeu o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin.

Lia Quintana é atuante na área da educação, não apenas por ser professora e reitora da Urcamp, mas por presidir a Fundação Attila Taborda, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Uma das principais lutas da gestora é sobre o crescente apagão de professores, que atinge não só o estado, mas o Brasil como um todo. Representando as 14 instituições que compõem o Comung, Lia recebeu o secretário Balestrin em seu gabinete e enfatizou a importância da destinação do 0,5% da receita líquida de impostos do governo do estado, como previsto na Constituição Estadual - campanha #MeioPorCentoJá às Comunitárias.”Todas as instituições, principalmente as do interior, como a nossa, iniciaram pela formação de professores. Hoje, quando um jovem acredita que educar é o melhor caminho, sabemos que, principalmente na nossa região, eles só conseguem estudar com auxílio, além do auxílio de permanência para que, futuramente, seja um professor”.

Balestrin, que já conhece a campanha, afirma: “Quanto ao 0,5%, é uma questão importante, que o Comung vem discutindo com o governo. Nós temos já um comprometimento político do governador Ranolfo que é o de começar, ainda este ano, a desenvolver um projeto que é uma necessidade muito grande do Governo do estado de formar professores para o ensino básico, utilizando toda essa infraestrutura de bons cursos de licenciatura instalados nas Universidades Comunitárias. Então, a ideia é que, ainda em 2022, venha uma boa notícia, usando as Comunitárias para formar professores - que é algo extremamente estratégico para o estado”.

A reitora recebeu a notícia como um grande avanço. “Isso é sensacional e vai ficar para a história, principalmente neste momento em que estamos vivendo um apagão de ensino, que não vai ter professor do ensino médio e básico”. A presidente do Comung também alertou que esta deve ser uma forma de começar a destinação dos recursos, que são um direito constitucional das Comunitárias. “Eu vejo o Comung como a solução para o problema da formação de professores. O diagnóstico prevê que, até 2030, o estado terá 22 mil professores se aposentando. Existe um apagão, principalmente,  nas áreas de matemática e português, por mais que abra concursos, são profissões em extinção, a nível nacional”, complementou o secretário sobre a tramitação para aplicar parte do recurso na formação de professores. “O professor é a pessoa que constrói a nação. Não existem outras profissões sem o professor”, enfatizou Balestrin.

Inovação

Aproveitando a agenda do secretário, o gerente de Campus e Inovação da Urcamp, Leandro Pires, acompanhou a reunião junto à reitora Lia Quintana para conversar sobre alguns projetos já aprovados, mas que precisam ter sequência, como o Pampa + Inovador, desenvolvido pelo Ecossistema Regional de Inovação da Fronteira Oeste e Campanha - Erifoc. Encabeçado pela Urcamp, que é a Instituição de ciência e tecnologia proponente, o Pampa + Inovador foi submetido no ano passado, através do edital da SICT nº 01/2021 e aprovado com mérito.

Leandro também apresentou os números atualizados da Plataforma de Projetos Integrados da Urcamp, denominada Sou I. Através dela, comunidades, empresas, instituições, alunos, professores e mentores são entrelaçados a cadastrar demandas e desenvolver soluções, impactando, até agora, quase 10 mil pessoas. A Sou I faz parte do Ecossistema desenhado que tem como objetivo iniciar com os projetos integradores até a criação de startups daqueles que tiverem êxito.