Museu da Gravura Brasileira exibe Audiovisuais com a Mostra Misturagem
A arte do audiovisual fica evidenciada em diferentes temas e roteiros. Seu impacto e abrangência inspiram a necessidade de momentos de reflexão criativa para públicos de todas as tribos. Essa é a proposta da Mostra Misturagem, uma exposição itinerante que ficará ancorada até sexta-feira, 13, no Museu da Gravura Brasileira, mantido pela FAT/Urcamp. A abertura foi na noite desta quinta-feira, 12, com a presença de produtores de audiovisual, gente do cinema, artistas e lideranças ligadas à cultura.
Uma das diretoras dos museus da Urcamp, a professora Carmen Barros diz que a Sala de Cinema do Museu da Gravura, inaugurada neste semestre, ampliou as possibilidades de atividades culturais. “Uma das apostas do Cenarte é abrir as portas para estas linguagens. Então, temos o nosso museu com a memória e aqui tornando vivas essas novas experimentações, novas formas de se fazer e produzir arte. A cultura não está pronta, está sempre em construção”, pontua.
A mostra tem dois produtores culturais como diretores, Felipe Cremonini e Wagner Previtali. Eles informam que o projeto é uma forma de incentivar a sétima arte na região. “Um projeto que vem sendo organizado desde 2020 e é uma exposição de videoarte e cinema experimental relacionada ao pampa gaúcho, com trabalhos não só do Rio Grande do Sul, mas também do Paraguai, Uruguai e Argentina. Agora estamos com esta sessão para exibir ao público este trabalho e, assim, estimular outras produções”, explica Cremonini.
OS AUDIOVISUAIS
O evento exibe 31 curtas com no máximo 15 minutos, expostos e apresentados na mostra, além de duas mostras internacionais convidadas, o que soma um total de 55 filmes. A mostra “Misturagem – Mostra Pampeana de Videoarte e Cinema Experimental”, acontece por meio da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Urcamp, por meio do Cenarte, Unipampa, Museu da Gravura Brasileira e o Centro de Criação Coletiva em Arte-Educação e Cultura. As atividades do “Misturagem” são gratuitas e estão sendo realizadas pelo Coletivo Misturagens de Mundos.
As exibições dos curtas seguem nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, na Sala de Cinema do Museu da Gravura Brasileira da Urcamp.