Urcamp participa de Feira Científica do Colégio Waldemar Amoretty Machado

Colégio contou com equipe própria e dez avaliadores convidados

 

A Urcamp marcou presença na manhã deste sábado, 13.07, no Colégio Estadual Waldemar Amoretty  Machado durante a segunda Mostra Científica. O coordenador do curso de Jornalismo, Glauber Pereira, foi convidado da escola para participar de banca avaliadora que incluía trabalhos nas áreas de linguagem, história e arte. 

A supervisora Janine Heckler informa que o evento reuniu mais de 40 trabalhos do Ensino Médio em diferentes áreas de conhecimento. “Convidamos 10 avaliadores externos a fim de aproximar a escola da comunidade, mas acima de tudo para que estas diversas experiências também tragam incentivo ao trabalho de pesquisa dos alunos”, explica.

Pereira destaca a qualidade do trabalho feito pelos professores orientadores com os alunos. “Encontrei propostas muito bem elaboradas, com temas de alta relevância, como abordagens sobre memes, notícias falsas e desinformação na Internet“. O jornalista disse que os alunos conseguiram discutir tecnicamente e demonstraram preparo na avaliação de estímulos recebidos nas diversas mídias. 

A diretora da escola, Carmem Ceres Oliveira, analisa que a Mostra foi muito positiva. “Tivemos um evento semelhante no ano passado e hoje conseguimos mobilizar todos incentivando professores e alunos”, avalia. 

FENÔMENOS DA INTERNET SÃO ANALISADOS 

Além das demais áreas temáticas cujas bancas tomavam a escola, a avaliação da banca das linguagens foi completada pelo professor de matemática da Unipampa, Cristiano Oliveira, e pelas professoras da escola, Heloísa Helena Guimarães (AEE), e Mara Beatriz Melgar, de matemática. Jornalista, Glauber destaca o projeto do jornal WAM (sigla para o nome da Escola) desenvolvido pelos alunos, com produção de todos os gêneros textuais e, ainda, com a apresentação de uma versão em audiovisual contendo apresentadores, comentaristas e repórteres: “Narrativas plurais: explorando a escrita a disciplina de Imagens e Notícias: Deu no New York Times”, dos alunos Júlia Borges, Laura Sampaio, Larissa Barcellos, Débora Moraes, Leandro dos Santos. O grupo foi orientado pela professora Juliane Porto.

Mais fotos