Júri simulado do campus de Santana do Livramento discute tema atualizado

O curso de Direito da Urcamp desenvolve suas atividades há 55 anos em Bagé. Ao longo de sua trajetória, expandiu-se para os municípios onde a Urcamp assumiu a função de oferecer acesso ao Ensino Superior. Hoje, além do campus central, a instituição mantém o Direito com coordenações nos campi de Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel. Por isso, as atividades de conclusão de semestre atendem demandas que respondem às peculiaridades de cada região.

Algo que une o curso de Direito em todos os municípios é a metodologia de garantir o máximo de aproximação entre teoria e prática. Por isso, o campus de Livramento desenvolveu um júri simulado como proposta de final do semestre, envolvendo os acadêmicos do sétimo módulo em um evento realizado no salão de atos do campus local. O júri foi do tipo temático, quando os alunos escolhem a pauta, acusam e defendem o tema.

O caso em questão foi o Projeto de Lei 1904/24, que prevê pena de homicídio simples para aborto após 22 semanas de gestação. Foram convidados alunos universitários para compor o conselho de sentença. O evento foi aberto ao público e contou com participação da comunidade, entre eles, egressos e alunos de outras universidades. A atividade foi coordenada pela professora Lúcia Quevedo. Embora não tenha sido unânime, o resultado foi a acolhida a tese do Ministério Público que atuou contra o Projeto de Lei.