Urcamp avança na preparação para o retorno de aulas com testagem de funcionários

Enquanto aguarda autorização dos órgãos competentes para retomar as aulas presenciais, a Urcamp deu mais um passo no processo de preparação interna para o futuro recebimento dos alunos. Após os professores do Ensino Superior terem recebido a primeira dose da vacina imunizante, em junho, a Instituição realizou, nesta terça-feira, dia 13, a testagem de 80 colaboradores técnico-administrativos.
O procedimento, conforme a reitora Lia Maria Herzer Quintana, faz parte dos ritos internos da Urcamp para garantir que todos os requisitos de Saúde estejam atendimentos no momento em que as universidades forem autorizadas a retomarem as aulas presenciais. “A gente passou um ano e meio cuidando de todo mundo. Nesse sentido, para dar tranquilidade e segurança a todos, estamos testando a todos”, mencionou ela ao destacar a aplicação do teste de PCR, através do aparelho do Hospital Universitário, considerado um dos mais modernos e assertivos na avaliação de presença ou não do vírus.
Com essa testagem, aliás, a Urcamp voltará a atuar com as atividades administrativas presenciais. “Vamos funcionar, o setor administrativo, seis horas por dia, por conta dos protocolos de higienização. Isso será das 13h30 às 19h30. Para quando voltarem as aulas, ainda estamos estudando”, detalhou.
Antes dos exames, vale citar, a Instituição realizou, na segunda-feira, uma capacitação para os servidores, no sentido de orientar sobre alguns cuidados fundamentais para garantir a prevenção da Covid-19 dentro do ambiente de trabalho. Na oportunidade, eles foram orientados sobre o uso correto da máscara, bem como o descarte da mesma, o distanciamento entre colegas, a higienização permanente de mãos e ambientes e o álcool em gel que está disponível em todos os setores de circulação da Instituição.
O retorno no ainda contou com um ato ecumênico, celebrado pelo Frei Eudes Zanon. Ele fez uma mensagem de boas-vidas e retorno e uma oração juntamente com todos os colaboradores no saguão de entrada, com o devido distanciamento.
A reitora, em sua análise, projeta que o retorno de aulas presenciais, contudo, é promissor. “Posso, quase que afirmar, que com 75% da população bajeense já vacinada com uma dose, muito provavelmente, em Bagé, que estamos com esta boa estatística, creio que poderemos voltar a pleno em breve”, estimou ao citar a antecipação da aplicação das segundas doses da Pfizer e da Astrazeneca no Rio Grande do Sul como uma determinação importante neste sentido. Para Lia, a previsão é que, até agosto, inclusive, os próprios alunos da Instituição também devam iniciar o processo de imunização, o que facilitará o retorno presencial.