Exército firma parceria com curso de Engenharia Civil da Urcamp durante construção da nova Barragem de Bagé

Os oficiais engenheiros, Capitão André Lima e Tenente Marcelo Cravo Guimarães, visitaram o Laboratório de materiais do curso de Engenharia Civil da Urcamp, nesta segunda-feira, 13. Eles foram recebidos pelo coordenador do curso, professor Ronald Rolim, que mostrou a estrutura, os materiais, utensílios e equipamentos utilizados pelos acadêmicos, com o auxílio técnico de professores e instrutores durante a graduação.

A visita teve o intuito de identificar a capacidade do laboratório de solos e concretos para a análise de material recolhido durante a construção da barragem que está sendo construída pelo Exército Brasileiro, com o intuito de expandir a captação e armazenamento de água em Bagé. “Nós precisamos saber se o material retirado das jazidas pode ser aproveitado na construção, além de medirmos a qualidade deste material”, explica o oficial Cravo.

De acordo com o capitão André lima, as análises no laboratório da Urcamp já iniciam na próxima semana. Os acadêmicos vão poder acompanhar o trabalho e a evolução da construção da barragem no canteiro de obras.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil da Urcamp, professor Ronald Rolim, a parceria vai ampliar os conteúdos aplicados em aula. “É de extrema relevância para o curso, pois uma obra do porte dessa barragem, possibilita aos alunos colocarem em práticas seus conhecimentos nas áreas de solos e concreto, entre outras práticas, e desta forma potencializar as suas competências, aliando a teoria com a prática”, justifica.

A visita também foi acompanhada pelo membro do Comitê Gestor da Barragem, o engenheiro Civil egresso da Urcamp, Endrigo Silveira.