Lia Quintana assume a presidência do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas

A Diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas passou por alterações na manhã desta sexta-feira, 13 de maio. Quem assumiu a nova presidência foi a Reitora do Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, cujo mandato será cumprido até dezembro de 2022. A sucessão do cargo foi definida em reunião, após deliberada em Assembleia Ordinária.

Até a presente data, a Gestão do Comung, com posse em 02 de janeiro de 2021, era composta da seguinte forma: Diretoria: Presidente: Evaldo Antonio Kuiava (UCS); 1ª Vice-Presidente: Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp); 2ª Vice-Presidente: Cleber Cristiano Prodanov (Feevale); Secretária: Bernadete Maria Dalmolin (UPF); Tesoureira: Cátia Maria Nehring (Unijuí); Conselho Fiscal: Presidente: Irmão Paulo Fossatti (Unilasalle) e Vice-Presidente: Arnaldo Nogaro (URI).

A partir da Assembleia, foi encaminhada a recomposição da Diretoria até o término do mandato, em 31 de dezembro de 2022, conforme segue: Reitora Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp), Presidente; Reitor Cléber Cristiano Prodanov (Feevale), 1º Vice-Presidente; Reitora Bernadete Maria Dalmolin (UPF), Secretária; e Reitora Cátia Maria Nehring (Unijuí), Tesoureira. O Conselho Fiscal permaneceu inalterado.

Urcamp: a pioneira da presidência

Em julho de 1996 era instituído o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas sob a presidência do Reitor da Urcamp da época, o professor Morvan Meirelles Ferrugem, e era composto por nove instituições. Às vésperas de celebrar 26 anos de história, o Comung volta a ser presidido pelo Centro Universitário da Região da Campanha, agora com 14 ICES, através da Reitora Lia Quintana.

A liderança de Lia

Para muito além de um trocadilho entre as palavras, a liderança de Lia vem de uma trajetória que antecede a sua gestão enquanto reitora da URCAMP. Mestre em Engenharia, a professora já tinha traçado posições de destaque nos tempos de colegial. Lia Quintana conquistou uma vitória histórica no ano de 2010, quando tornou-se a primeira mulher a vencer uma eleição para a reitoria da URCAMP. Devido aos marcos de sua gestão e, principalmente, à maneira como soube conduzir uma Instituição que passava por diversas dificuldades, reelegeu-se outras duas vezes, estando à frente da URCAMP até os dias de hoje.

Em seu percurso, Lia viria a acumular outros cargos de grande importância, como a presidência da Fundação Attila Taborda, mantenedora da URCAMP e do Hospital Universitário de Bagé, a presidência do Corede Campanha, a presidência do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - onde também registra o marco pioneiro de uma mulher.

No Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Lia ingressou na Gestão para o mandato de 2015-2016 e permanece até hoje, subindo progressivamente até o cargo de Presidente. De 2015 a 2018, com seu tino inconfundível para números, Lia foi a Tesoureira do Comung; entre  2018 e 2020, atuou como 2ª Vice-Presidente; em 2021, passou ao cargo de 1ª Vice-Presidente até maio de 2022, quando chegou à Presidência do Consórcio que representa 14 Instituições Comunitárias do Rio Grande do Sul.