Projeto de Extensão da Urcamp vai disponibilizar atendimentos clínicos semanais para animais de famílias de baixa renda
Projeto de Extensão da Urcamp vai disponibilizar atendimentos clínicos semanais para animais de famílias de baixa renda
Implantado em 2019, o projeto de extensão Medicina Veterinária na Comunidade teve um ano de hiato nas atividades presenciais em decorrência das restrições da pandemia. Mas em 2021, através de uma parceria com a Coordenadoria de Bem Estar Animal, o grupo volta à ativa com cerca de 22 acadêmicos, promovendo atendimentos agendados pelo órgão municipal.
Responsável pelo projeto de extensão, a professora Paula Costa dos Santos explica que a idealização surgiu a partir da observação do crescimento populacional de cães e gatos em áreas urbanas, o que promove uma maior exposição da população a doenças zoonóticas, com maior prevalência entre as comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Como no município de Bagé os programas de assistência precisam de apoio, o projeto surgiu, inserido nas atividades do Grupo de Estudos em Pequenos Animais (GEPA), com o objetivo de promover, nos bairros, atendimento clínico de cães e gatos e ações de controle das principais zoonoses. Através destas ações, os projetos também é uma ferramenta para inserir os acadêmicos do curso na comunidade, proporcionando a vivência prática da profissão.
Após a criação, em 2019, as três ações agendadas para 2020 tiveram de ser suspensas em função das restrições da pandemia. Mesmo assim, as atividades migraram para as redes sociais, onde o grupo passou a abastecer um perfil com informações relevantes sobre saúde animal.
Já neste ano, surgiu a ideia da parceria do curso com a gestão municipal, através da Coordenadoria de Bem-Estar Animal. “Precisávamos manter o projeto de extensão, que é extremamente importante e tem impacto na implementação de políticas públicas”, explica.
A parceria acontecerá da seguinte forma: uma vez por semana serão oferecidos oito atendimentos clínicos em cães e gatos. Todos serão realizados de forma gratuita no prédio central do campus de Bagé. A CBEA fará a seleção e encaminhamento dos animais para serem atendidos na Urcamp.
O contato com a Coordenadoria de Bem Estar Animal pode ser feito, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, pelos números (53) 3240-5231 e (53) 997133705. Ou pelo WhatsApp, em qualquer dia e horário, pelo (53) 999412341.