Desafio Start Urcamp: competição virtual terá premiação equivalente a R$ 77 mil reais em bolsas
Evento é destinado aos estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio das redes Pública e Privada
Uma experiência única. Esse é o slogan que a Instituição Comunitária de Ensino Superior está trazendo na primeira edição do Desafio Start Urcamp Sou i. Com foco em estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, o evento, que acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro, segue com as inscrições abertas até 06 de fevereiro. O objetivo é que as equipes trabalhem durante 24 horas em um ambiente virtual construindo um modelo de negócio e desenvolvendo um protótipo.
Como parte do ecossistema de inovação da Urcamp, o evento irá reunir mentores e comunidade escolar, cujo destaque é fomentar o envolvimento dos alunos na solução de desafios propostos pela comunidade. Essa experiência, em que eles podem descobrir se as soluções são viáveis, é a oportunidade de despertar o empreendedorismo para quem ainda não começou a traçar a sua carreira profissional no ensino superior.
Vindos de diversas escolas, os estudantes irão formar equipes e concentrar seus encontros em uma plataforma virtual com a ajuda de mentores. Além de contribuir para o trabalho em equipe, o Desafio Start Urcamp Sou i poderá abrir novos horizontes, como a criação de start-ups. Ao fim do evento, os alunos que construíram um modelo de negócio e desenvolveram um protótipo, irão apresentá-los para uma banca avaliadora e concorrer aos prêmios que chegam a R$ 77 mil reais em bolsas de estudo.
Como funciona
A partir dos inscritos, a Urcamp irá organizá-los em equipes formadas por quatro pessoas, e os grupos receberão capacitação e mentoria para a elaboração e apresentação das propostas. O tema central ‘Inovações para educação no ensino superior’ terá os seguintes eixos temáticos: ‘Tecnologias voltadas ao ensino virtualizado’; ‘Empreendedorismo inovador nos meios educacionais’; ‘Educação para o desenvolvimento sustentável’; ‘Garantir um ensino atualizado em um mundo VUCA - Volatilidade (volatility), Incerteza (uncertainty), Complexidade (complexity) e Ambiguidade (ambiguity)’.
Obrigatoriamente, as equipes deverão apresentar protótipos e não apenas suas ideias. Durante o evento, os inscritos devem ter disponibilidade para participar de palestras e capacitações de acordo com o cronograma. O Desafio não tem custo, porém, eventuais despesas inerentes ao desenvolvimento do projeto serão de responsabilidade dos grupos.
Os vencedores da competição serão definidos em uma apresentação ao fim do evento, na qual as seis equipes com a melhor classificação geral, de acordo com a avaliação dos mentores, terão a oportunidade de realizar um pitch de três minutos. As propostas submetidas terão que corresponder aos seguintes critérios: apresentação, inovação, impacto da solução no meio acadêmico e viabilidade de implementação. A nota final de cada equipe será o resultado da média aritmética simples da avaliação de todos os jurados.
Cronograma
Data |
Horário |
Atividade |
16/02 |
18h30min
|
Abertura do evento e desenvolvimento do Módulo 1, composto pelas seguintes etapas: |
16/02 | 21h50min |
Primeira entrega aos mentores (problema validado) |
17/02 | 8h30min |
Desenvolvimento do Módulo 2, composto pelas seguintes etapas: |
17/02 | 12h |
Segunda entrega aos mentores (resultado dos testes de mercado) |
17/02 | 13h30min |
Início da preparação do pitch |
17/02 | 17h30min |
Entrega do pitch de até 3 minutos, em formato de vídeo. |
17/02 | 18h30min |
Encerramento Urcamp, com o anúncio dos vencedores. |