Estudantes de Educação Física da Urcamp participam de Workshop de Capoeira

Estudantes do curso de Educação Física da Urcamp participaram, na última quarta-feira, 11, em Bagé de um Workshop de Capoeira, ministrado por Fábio Cesar Ximendes da Silva, conhecido na capoeira, atualmente, como Mestrando Cunta. Fábio é responsável pelo Projeto Oficina de Capoeira e por ser praticante da modalidade há 33 anos, atuando em diversos espaços, como o Programa Escola Aberta, Escolinha Educarte e Espaço de Dança Elidiane Lobato, além de ser estudante de Educação Física.

A atividade foi ofertada pela disciplina de Lutas e Esportes Alternativos na Escola, ministrada pela professora Dra. Camila Machado. Como a modalidade integra um dos conteúdos contemplados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), durante um período da disciplina foram apresentados os golpes, as defesas e outras curiosidades da capoeira.

No dia do Workshop, também foi realizada uma palestra que abordou a história e curiosidades sobre a capoeira, evidenciando sua relevância como manifestação cultural afro-brasileira e suas possibilidades de abordagens no contexto escolar.

Após a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma roda de capoeira, acompanhados de música e palmas. Cada aluno teve a chance de experimentar os movimentos e tocar os instrumentos, proporcionando uma experiência prática e interativa para os futuros professores de Educação Física.