NAF Urcamp orienta pequenos empreendedores da feira Encontro Cores e Sabores
Entidades programam evento para capacitação de pequenos empreendedores
Aproveitando a presença da feira Encontro Cores e Sabores na Urcamp durante todo o dia de quarta-feira, 11, o Núcleo de Atendimento Fiscal (NAF Urcamp) organizou uma banca de prestação de serviços aos pequenos empreendedores. Conduzidos pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor mestre João Cléber Lopes, os acadêmicos extensionistas reuniram uma série de informações para orientar procedimentos dos 40 artesãos e empreendedores instalados no saguão do campus central.
O grupo passou nos estandes divulgando os serviços do NAF, que segundo Lopes, oferecem esclarecimentos sobre declarações de impostos, serviços para pessoas físicas e pequenos produtores que facilitam a gestão das questões burocráticas e fiscais que tanto preocupam os gestores em seu trabalho diário. “Também encontramos uma excelente oportunidade de levantar possíveis demandas que os próprios produtores pudessem apontar. Porque sabendo de nosso serviço eles podem até sugerir novas áreas onde possamos apresentar respostas ou soluções”, pondera o coordenador.
Uma das temáticas mais requisitadas são informações para formalização como MEIs - Microempreendedores Individuais. “E ainda já formalizados como MEIs, alguns pequenos produtores carecem de informações sobre emissão de documentos, controle financeiro e de estoque. Há dúvidas até sobre formação de preços”, analisa Lopes. Por isso, o NAF ofereceu as segundas e quartas-feiras para estabelecer um contato mais direto no atendimento regular mantido junto à Urcamp.
A organizadora da feira Encontro Cores e Sabores, Administradora Marta Moussa, aprovou a ação do NAF e já está programando um evento conjunto para todos os 160 feirantes cadastrados, cujo objetivo é o contato com o Núcleo para a prestação direta de esclarecimentos e serviços. “Estamos pensando em fazer dois dias de curso no final de outubro, porque nosso objetivo não se esgota em promover as feiras, mas dar plenas condições para que os empreendedores consigam alcançar sucesso comercial e administrativo nas suas iniciativas”, conclui Marta na expectativa que a parceria se amplie e se perpetue.