Pró-reitor da Urcamp inicia projeto de demandas pela Escola Justino Quintana
Com o objetivo de valorizar o projeto de parceria da Urcamp com as escolas, o pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, Guilherme Collares, iniciou hoje, 12.07, um programa de visitas às escolas. A meta é identificar demandas de professores e alunos visando facilitar a prática pedagógica das mais diferentes áreas de conhecimento.
Na Escola Estadual Justino Quintana, os primeiros projetos a serem desenvolvidos apontam para capacitações no uso e manutenção de lousas eletrônicas e de 20 conjuntos de robótica. Collares foi recebido pela diretora, Ane Elise Soares Diogo, e pelo professor, Paulo Eduardo Caneda Pêgas, que percorreram a infraestrutura disponível para as aulas, visitando laboratórios e equipamentos educativos. Ane Elise explica que há vários recursos à disposição das escolas, seja na própria estrutura ou em meios digitais que podem ser transformados em ferramentas de aula. “Cursos de atualização e capacitações podem significar um apoio importante, tanto para professores quanto para estudantes, nas práticas diárias de um sistema cada vez mais integral de aprendizagem e voltado às carreiras profissionais”, avalia.
“A presença da Urcamp nas escolas, contribuindo com professores e alunos, pode representar, também, a consolidação da ideia de que todos podem chegar ao Ensino Superior, que todos devem colocar esta meta em seus objetivos pessoais”, analisa o pró-reitor. Collares aponta que uma das maiores maneiras de incentivar o avanço nos estudos é motivar a iniciação científica e a curiosidade investigativa ainda durante o Ensino Fundamental. “Por isso, queremos que as instituições escolares interessadas em nosso projeto indiquem demandas próprias para que possamos, através de um estudo de viabilidade, oferecer experiências que amparem o cotidiano da sala de aula”, conclui.
Curiosidade pelos cursos
O pró-reitor participou de uma aula de Didática da Arte, ministrada pela professora Adriana Acosta, quando as alunas do curso Normal exercitavam os conceitos experimentando a receita de uma massinha de modelar comestível. A curiosidade do tema provocou debate sobre criatividade e futuro, oportunidade em que Collares detalhou o acesso ao vestibular da Urcamp e aos seus cursos.