Museus da Urcamp integram programação da Semana de Bagé

Carmen Barros e Maria Luiz Pêgas

A cultura e o patrimônio, a história e a arte. Elementos caros a uma sociedade. Estes são os valores que os Museus Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira resguardam como memória da trajetória da região em todo o seu vasto e rico acervo, de diferentes épocas. Parte deste material será apresentado à comunidade durante a Semana de Bagé que começa neste sábado.

De maneira simultânea, serão lançadas duas exposições que marcam um registro relevante da história e de seus personagens: a partir das 10h30 min: “Tarcísio é Bagé”, com objetos, escritos, fotos, fatos e um pouco da história desta personalidade bageense que fundou os museus da FAT/Urcamp. A segunda exposição “Grupo de Bagé”, conta com obras dos artistas que revolucionaram a arte moderna brasileira a partir dos anos 1940: Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves e Carlos Scliar. “Rever a trajetória de Tarcício e desses artistas que colocaram Bagé num cenário importante, traz à tona dois movimentos relevantes que estão abertos à comunidade e que marcarão, também, a Semana de Bagé”, avalia uma das diretoras dos Museus da Urcamp, professora Carmen Barros.

Bagé terá uma nova sala de Cinema

Ainda dentro da programação dos museus, acontece na segunda-feira, 15, a inauguração da Sala de Cinema. A atividade será inaugurada com a exibição do filme “Arte da Diplomacia”, com direção de Zeca Brito, que também será o “padrinho” da sala. O ato está marcado para as 16h no Teatrinho da Urcamp, que recebeu melhorias, como o conserto do palco e instalação de ar-condicionado. Também conta agora com telão de quatro metros, projetor profissional, mesa de som Yamaha e sistema de som JBL. Tudo isso financiado com a Lei de Incentivo aos projetos culturais - Paulo Gustavo.

Desvendando Tarcísio Taborda

No dia 17 de julho será a vez do lançamento do Documentário “Para sempre Tarcísio”, produzido e dirigido pelo coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, professor Glauber Pereira e pelo também jornalista e professor Jeferson Vainer em um trabalho colaborativo junto à curadoria dos Museus da Urcamp, gerida pelas professoras Carmen Barros e Maria Luiza Pegas. A atividade acontecerá durante o VII Encontro Municipal de História, às 16 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, quando as diretoras do museu apresentarão um painel sobre a vida e a obra de Tarcísio Taborda.

O espaço vai continuar sediando teatro e demais manifestações artísticas e acadêmicas.