Palestra sobre automação de processos com RPA trata de inovação e eficiência na Urcamp
O curso de Sistemas de Informação da Urcamp promoveu, na quinta-feira, 8, a palestra “Reinventando Processos: RPA como motor de inovação”, realizada de forma online e aberta a acadêmicos e profissionais das áreas de Sistemas de Informação, Tecnologias, Administração e Ciências Contábeis. A atividade foi coordenada pela professora doutora Paula Lemos Silveira.
O encontro contou com a palestra do especialista em automação de processos Gabriel Moreno. Egresso da Urcamp, possui mais de 10 anos de experiência em Análise de Sistemas e é criador da plataforma “RPA Simplificado”. Ao longo da apresentação, Moreno compartilhou sua trajetória e apresentou como a Robotic Process Automation (RPA) vem transformando organizações por meio da automação de tarefas repetitivas e baseadas em regras, utilizando robôs de software.
Durante a palestra, foram discutidos os principais benefícios da RPA, como a redução de custos operacionais, o aumento da eficiência interna, a escalabilidade dos processos e a precisão na execução das tarefas — reduzindo erros humanos. Moreno também destacou o impacto positivo da automação contínua, 24 horas por dia, no ganho de produtividade dentro das empresas.
Além de explicar o funcionamento da RPA, desde a identificação dos processos ideais para automação até o desenvolvimento, implantação e manutenção dos robôs, o palestrante apresentou exemplos práticos da tecnologia aplicada em setores como o financeiro, recursos humanos e atendimento ao cliente.
Por fim, o egresso da Urcamp abordou os desafios da implementação da RPA, como a resistência de colaboradores com relação às mudanças, dificuldades na integração com sistemas legados e a necessidade de garantir governança e segurança da informação, principalmente em fluxos que lidam com dados sensíveis.