II Simpósio Eequi Urcamp inicia com ortopedia equina

O público atento, formado por acadêmicos de Medicina Veterinária, esteve presente no Salão de Atos da Urcamp durante as duas palestras que abriram a primeira noite de programação do II Simpósio Eequi, organizado pelo Grupo de Estudos EequiUrcamp.

A primeira palestra ficou por conta do médico veterinário, egresso da Urcamp, Emílio Borba, que atua como administrador do Haras The Old Friends. Ele falou sobre “Manejo Ortopédico em potros”.

O profissional relatou situações que envolvem o dia a dia dentro de um Haras e o trabalho que desenvolve para corrigir deformações em tendões, articulações, dentro da ortopedia equina. Borba levou vídeos, onde demonstrou procedimentos cirúrgicos e, principalmente, as formas de tratamento, onde indica repouso, o uso de medicações e fisioterapia, sempre avaliando caso a caso.

Ao fim da palestra o resultado é a exibição de um vídeo, com o exemplo de um potro com deformidades, que passou pelo tratamento e que se tornou um grande campeão de corridas.
O médico veterinário, graduado na Urcamp em 2009, destacou a satisfação em voltar aos bancos acadêmicos para dividir suas experiências. “Muito bom poder estar aqui novamente. Eu escolhi a Urcamp para fazer a minha formação, me mudei para Bagé para isso. Porque queria, desde o início, trabalhar com cavalos e aqui é a referência para isso”, destacou.

A segunda palestra foi com outro egresso da Urcamp, o médico veterinário interno da Jhon Steele e Associates, com base em Whallington, na Flórida e o estado da Virgínia (EUA), Guilherme Ferreira da Silva. Ele traçou um comparativo entre a medicina veterinária clínica equina nos EUA e Brasil. O manejo, segundo o especialista, é parecido, mas os processos cirúrgicos e estruturas, mais evoluídos. Um exemplo disso é em relação ao que se gasta anualmente na América com tratamento em cavalos, o equivalente a 120 bilhões de dólares, comparado a 6 bilhões no Brasil.

O médico veterinário desenvolveu sobre a disponibilidade de terapias equinas e os exames clínicos. “Vamos começar sempre pelo simples, procurando saber o histórico do animal, entender o ambiente em que ele vive e é fundamental conversar com o tratador e o treinador, porque podem nos fornecer informações importantes que vão auxiliar no diagnóstico e no tratamento”, revela.

Nesta sexta-feira, 12, o II Simpósio de Eequinos terá a palestra do médico-veterinário Carlos Eduardo Waine Nogueira, com o tema “Cólica em potros”. Na sequência, será a vez da médica veterinária Rafaela Esteves que vai abordar “Odontologia Equina”. No sábado, as atividades serão práticas na Fazenda Escola, localizada no Campus Rural, em Bagé.