Palestra integra cursos da saúde

O encontro on-line resgatou o tema “Saúde para todas as pessoas: fortalecer a atenção primária de saúde para construir sistemas resilientes”, abordado pela Enfermeira Dra. Elaine Thumé.

A palestrante associou Prevenção e Tratamento e relatou que esta integração está ligada na raiz histórica da prática da medicina e da enfermagem.

Desta forma, transcorreu sobre a Medicina aplicada no século XX e descobertas importantes, como: bactérias e vírus, o desenvolvimento de antibióticos, antivirais, técnicas de manejo de traumas e eventos clínicos complexos e novas terapias.

Em sua fala, a enfermeira destacou a importância do fator local, ou seja, as origens sociais e históricas, o que interfere bastante na saúde, visto que historicamente , o acesso aos avanços tecnológicos sempre esteve ao alcance das elites.

Tumé também relatou sobre a criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, que proporcionou bases técnicas e especializada para avaliar a saúde das populações e descrever as desigualdades em saúde entre os países.

Dentre as medidas preventivas à saúde, uma ligação direta a questão das desigualdades, como acesso a água potável de qualidade, alimentação e nutrição adequada.

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado junto à constituição brasileira de 1988 também ganhou destaque na fala da pesquisadora, o que garantiu mais inclusão e acesso à saúde, principalmente aos menos favorecidos.