Hospital Universitário da Urcamp recebe emenda para custeio

Antes do início da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa em Bagé, na tarde de ontem, o presidente da casa, Luís Augusto Lara, visitou as instalações do Hospital Universitário da Urcamp Dr, mantido pela Fundação Attila Taborda. Junto à equipe gestora da instituição de saúde, o parlamentar realizou a entrega solene da emenda de R$ 250 mil, destinado pelo deputado federal Ronaldo Santini (PTB), para custeio de Média e Alta Complexidade (MAC).
Na ocasião, a reitora da ICES e presidente da FAT, professora Lia Maria Herzer Quintana, foi representada pelo vice-reitor, Fábio Josende Paz. Também participaram do encontro os parlamentares Luiz Marenco (PDT) e Capitão Macedo (PSL). O prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB) e o vereador bajeense, Graziane Lara (PTB), que coordenou a campanha de Santini na Rainha da Fronteira, também participaram da entrega.
Luís Augusto destacou que a entrega da emenda vem como um gesto de agradecimento ao município, onde Santini alcançou um número expressivo de votos. “Este é o momento dos deputados retribuírem aos municípios. Em 2018, mais de 15 deputados federais aportaram emendas em Bagé”, disse.
Através de videoconferência, já que cumpre agenda em Porto Alegre, a reitora Lia Quintana participou do ato. A gestora lamentou não estar presente, mas agradeceu a consideração com o hospital e o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado na instituição de saúde. “Esse é nosso ecossistema: todos juntos por causas maiores. Eu, enquanto representante da Urcamp e FAT, estou agradecida pela parceria e destinação destas verbas”, disse.
O secretário de Saúde do município, Dr Mário Mena, adiantou que a verba já tem destino: o conserto do tomógrafo, que apresentou erro de funcionamento na última semana, devido à intensa demanda de exames. “Isso mostra a importância deste ato no momento, com a entrega desta emenda de R$ 250 mil. Com o revés que o hospital está enfrentando, o conserto vai custar R$ 278 mil. Esta emenda chegou na hora certa”, disse.
Paz também ressaltou a importância e o ótimo momento em que a emenda é recebida, já que possibilitará que a demanda do tomógrafo seja normalizada dentro de poucos dias. “Com o funcionamento do tomógrafo, trabalhando em parceria com a Prefeitura, conseguimos zerar a fila do SUS, uma coisa que dificilmente é vista”, pontuou.
Já o chefe do Executivo bajeense pontuou que, além de chegar na hora certa, a emenda é também um sinal de prestígio com o trabalho desenvolvido pelo hospital. “Que a Assembleia Legislativa possa levar a referência que é esta unidade hospitalar de alto padrão para multiplicar pelo estado”, destacou.

Assembleia homenageia FAT/Urcamp

Como sinal de agradecimento à cedência das instalações do Complexo do Museu Dom Diogo de Souza, o presidente da Assembleia Legislativa entregou uma placa ao vice-reitor da instituição de ensino, professor Fábio Paz. O parlamentar ressaltou que assim como abriu espaço para a passagem história da Assembleia Legislativa na cidade, que o Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza permaneça como um “espaço de democracia e acolhimento”.
Em nome da instituição de ensino, Paz recebeu a placa e reafirmou o caráter comunitário da ICES, que tem como pilares de atuação a qualidade de ensino e a extensão. “Estamos felizes em ceder o espaço e reafirmamos que o espaço está disponível sempre que necessário para debater alternativas para o desenvolvimento regional. A Urcamp é sempre parceira nestas demandas”, afirmou.