Reitora da Urcamp recepciona reunião com presidente do CREA-RS

Fonte: Jornal Minuano (Felipe Valduga) e Ascom Urcamp

Em Bagé, presidente do Crea-RS busca novo imóvel para inspetoria e aproximação com universidades

Estreitar relações com Insituições de Ensino Superior e, ainda, dar início à busca por uma nova sede para a Inspetoria local. Foi com estes objetivos traçados que a atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Nanci Walter, cumpriu agenda oficial, na quinta-feira, dia 6, em Bagé. O encontro foi realizado na Sala dos Conselhos da sede do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), a convite da presidente da Fundação Attila Taborda, reitora da Urcamp, e conselheira do Crea-RS, prof. Lia Maria Herzer Quintana.

O roteiro pela Rainha da Fronteira iniciou pela manhã, em encontro com representantes dos dois segmentos profissionais junto à inspetoria para tratar de um tema que vem mobilizando o setor. "O objetivo é de cumprir um compromisso que assumi com os colegas de Bagé. Nós tivemos uma cicatriz, em 2020, onde profissionais tiveram que desocupar um imóvel e, com isso, reduziu muito o espaço físico, impedindo a participação efetiva das entidades de classe (..) Estou tentando resolver, de fato, essa cicatriz, conseguindo um imóvel que poderá ser comprado, locado, e que seja de consenso entre todos", disse ela ao comentar que um local, inclusive, foi visitado, mas deixando claro que ainda não houve uma definição quanto ao tópico.

"Como ex-inspetora, sempre atuando em entidade de classe, sei onde o calçado aperta, e agora com a caneta e com disposição estou aqui cumprindo um compromisso hoje de olhar este imóvel e de abrir uma frente de outros imóveis para que seja representativo para todos os profissionais de Bagé", complementou ao sentenciar: "precisamos de um espaço para receber os novos profissionais".

Logo na sequência, acompanhada de representantes do Núcleo de Engenheiros e Arquitetos (Neab) e da Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (Abea), ela se reuniu, no Salão de Atos da Urcamp, sendo recepcionada pela reitora Lia Maria Herzer Quintana, para uma agenda com membros das Instituições de Ensino Superior, como a própria Urcamp, além de Unipampa, Ideau e IFSul.
Lia, que é conselheira do Crea-RS, destacou a importância da aproximação entre o Conselho e as Instituições. "A gente, enquanto instituição, forma e o Conselho habilita. Se uma instituição sexagenária preza pela capacidade dos seus profissionais, essa aproximação é fundamental", mencionou.

Esta articulação, aliás, vai ao encontro de uma das propostas da atual gestão do Crea-RS que, para este ano, já projeta uma série de plenárias pelo interior do Estado. Santa Maria, por exemplo, receberá um evento entre os dias 14 e 18 deste mês; na sequência será Livramento, entre os dias 8 e 12 de agosto; e, após, Erechim, entre 5 e 9 de dezembro. "A presidente Nanci está fazendo algo sensacional, que é a regionalização das plenárias. E a Urcamp vai disponibilizar suas estruturas sempre que necessário", disse Lia ao adiantar que, para a plenária em Livramento, o campus da Urcamp pode servir para sediar o encontro.

Conforme a assessoria do Crea-RS, a ideia é que "essas plenárias ocorram dentro das instituições de ensino, oportunizando que profissionais e estudantes acompanhem as dinâmicas do Conselho". "O Crea tem papel fiscalizatório, mas ele também tem que ter foco em negócios. E precisamos escutar nossos conselheiros. Precisamos de gás novo, e isso está nas universidades", atestou Nanci, primeira mulher a assumir, ao longo de 87 anos de história, o comando do Crea-RS.