Egresso de Direito da Urcamp realiza doutorado sanduíche na Alemanha

Dérique Soares Crestane concluiu curso em 2019 - Foto: Arquivo Pessoal

Mais um egresso da Urcamp é destaque a nível internacional. Oriundo do curso de Direito, o bajeense Dérique Soares Crestane, 30 anos, expande seus conhecimentos com a realização de um doutorado sanduíche na Alemanha, onde desenvolve parte de sua tese sobre os impactos dos algoritmos de inteligência artificial nos direitos fundamentais e na democracia. O período de pesquisa no exterior ocorre no Instituto Max Planck de Direito Público e Comparado e Direito Internacional, em Heidelberg, uma das principais referências mundiais na área, e é viabilizado por bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Dérique está na Alemanha desde setembro de 2025, como pesquisador visitante no Max-Planck-Institut für ausländisches öffentliches Recht und Völkerrecht. Em termos gerais, sua tese de doutorado analisa os algoritmos de inteligência artificial e os riscos que representam aos direitos fundamentais e à democracia, com enfoque na atuação dos Tribunais Constitucionais. Segundo o pesquisador, a experiência internacional é determinante para a profundidade do trabalho. “A oportunidade de realizar um período de pesquisa no exterior é determinante para a profundidade que a tese irá alcançar. Aqui tive contato com professores referência na temática na Europa, bem como com juristas importantes da América Latina, que passam feedbacks e apontam caminhos qualificados”, afirma. Ele também cita a participação em eventos acadêmicos realizados na Alemanha, país que influenciou fortemente o Direito Constitucional brasileiro, além do convívio com pesquisadores de diversas partes do mundo que frequentam o instituto.

A trajetória acadêmica de Dérique teve início na Urcamp, onde cursou a graduação em Direito entre 2015 e 2019. Na formatura, foi premiado com o Prêmio Justino Vasconcellos, concedido pela Escola Superior da Advocacia do Rio Grande do Sul a um aluno destaque da turma. “A Urcamp foi o espaço que me possibilitou formar toda a minha base jurídica, e foi onde eu me formei, de fato. Eu tive uma boa relação com todos os professores que me acompanharam durante a graduação”, destaca. Ele faz menção especial ao professor doutor Rafael Moreira, apontado como um grande incentivador para que os alunos sigam a carreira da pesquisa acadêmica.

Em 2021, Dérique ingressou no mestrado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O resultado da pesquisa foi publicado em formato de livro, em coautoria com a orientadora, professora doutora Mônia Clarissa Hennig Leal, com acesso aberto. A obra tem como título “Discriminação Algorítmica e Discriminação Estrutural: Standards Protetivos da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal”. Após a conclusão do mestrado, ele deu continuidade à trajetória acadêmica no doutorado, também na Unisc, curso que segue em andamento.

O vínculo com a Urcamp vai além da formação acadêmica. Dérique é filho de Sandra Mara Soares Crestane, advogada em Bagé e também egressa do curso de Direito da instituição. A relação familiar com a Urcamp reforça o legado da profissão transmitido por gerações.

A experiência internacional, aliada à sólida formação construída desde a graduação na Urcamp, consolida a trajetória de Dérique Soares Crestane na pesquisa acadêmica e evidencia a inserção de egressos da instituição em centros de excelência do Direito no cenário internacional.