Pró-reitor da Urcamp marca presença na Homenagem aos 60 anos da Fapergs
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul promoveu, nesta quarta-feira, dia 11, uma sessão especial para homenagear os 60 anos de atividades da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, a Fapergs. A solenidade foi resultado da sugestão do deputado Miguel Rossetto e contou com a presença do pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor doutor Guilherme Collares.
Criada no final do ano de 1964, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul é a mais antiga do Brasil. “São 60 anos de atuação para o fomento da ciência e inovação, demonstrados em avanços como a qualidade da pesquisa apontada em vários rankings”, informa o diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin. O trabalho da Fapergs inclui estímulos desde a iniciação científica até o pós-doutorado.
Na semana anterior, a comemoração dos 60 anos da Fapergs ainda recebeu o anúncio do governador Eduardo Leite de um investimento histórico em inovação, ciência e tecnologia, no Palácio Piratini. Serão cerca de R$ 360 milhões para o período 2025-2030, o maior montante já alocado para a área e um valor cinco vezes maior que o orçamento médio anual na última década.