Urcamp é a Universidade mais lembrada pelos bajeenses na pesquisa Distinção Empresarial

São mais de seis décadas dedicadas à educação. O Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) é uma Instituição de Ensino que, além de ter conceito máximo junto ao Ministério da Educação, é reconhecida por sua tradição em formar profissionais capacitados cujos egressos vêm de geração para geração. Em 2022, um novo título foi destinado pela comunidade que, de acordo com a pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), apontou a Urcamp como a universidade mais lembrada pelos bajeenses.

Na tarde de segunda-feira, 10, a reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, recebeu o presidente da Aciba, Ricardo Souza, e os convites com a notícia de que a Instituição conquistou o primeiro lugar na pesquisa de amostragem do prêmio Distinção Empresarial. A análise, que iniciou em julho, foi desenvolvida em 80 regiões de Bagé, contemplando todos os bairros do município, e entrevistou 1,3 mil pessoas. Além do segmento Universidade, a Urcamp também foi contemplada na categoria jornal, através do Jornal Minuano.

“Toda vida os nossos dois segmentos foram pesquisados e sempre ganhamos. Porém, esta é a primeira vez que somos chamados para receber o prêmio. A Urcamp ser lembrada pela comunidade é o reflexo do nosso compromisso de Instituição Comunitária que atua diariamente se dedicando ao ensino, à saúde, à pesquisa, à cultura, à assistência social, à inovação, ao empreendedorismo e, sobretudo, a nossa contribuição com o desenvolvimento regional nas localidades onde estamos inseridos, principalmente aqui, em Bagé, que é a nossa sede”, enfatiza Lia Quintana.

A reitora, que além de presidir a Fundação Attila Taborda, é presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), em todas as agendas que cumpre, busca fomentar a importância de um ecossistema de inovação por meio das Instituições de Ensino que tenham como foco a contribuição para que as regiões se desenvolvam e que os profissionais formados e qualificados por estas universidades tenham mercado de trabalho em suas cidades/regiões para que sejam partes desta engrenagem que se desenvolve. Portanto, Lia Quintana, desde o início de sua gestão frente à Urcamp, tem estimulado a inovação para todas as profissões que são parte do quadro de ofertas da graduação, além de atentar para as novas, que surgem a partir das expertises e necessidades locais.

O resultado deste trabalho é reconhecido pelos bajeenses, assim como já garantido pelo MEC - quando concedeu o conceito máximo à Instituição -, e a Urcamp e Jornal Minuano são apontados em primeiro lugar em seus respectivos segmentos, dentre os 133 pesquisados. “A minha satisfação de poder entregar para a Universidade é muito grande. A gente tem que ter respeito pela pesquisa, que inclusive é realizada com parcela significativa da população de Bagé, entrevistando 1.300 pessoas. No evento, as empresas e pessoas poderão desfrutar deste momento, que é tão particular, de receber um prêmio onde ele é reconhecido pelo seu consumidor. [...] o maior desejo é justamente estar na cabeça do seu consumidor e é isso que o prêmio reflete: estar na lembrança do seu consumidor”, comenta o presidente da Aciba.

Também acompanhou o encontro com Lia Quintana o futuro presidente da Aciba, para a gestão 2023-2024, Eduardo Soares, que considera o Prêmio Distinção Empresarial ‘o nosso Oscar de Bagé’. Para ele, é fundamental dar continuidade à divulgação durante o processo da pesquisa, que é realizada pela Consultoria Jr. da Urcamp, pois enfatiza a seriedade e transparência do Distinção Empresarial.

O Prêmio

A grande cerimônia será realizada no dia 17 de novembro, no Clube Cantegril. Esta já é, desde agora, a maior de todas as festas do Distinção Empresarial, tendo em vista que já têm 85 segmentos confirmados, dos 133 vencedores. Com pouco mais de um mês da festa, Ricardo Souza acredita que os ingressos serão esgotados bem antes da noite de premiação.

Para 2022, será a primeira vez que o Jantar tem um patrocinador; a primeira vez que a Urcamp e Jornal Minuano recebem o prêmio - apesar de serem vencedores em todas as outras edições, também -; a primeira vez que o evento ocorrerá no Cantegril; além de um staff de 50 profissionais de cozinha envolvidos na festa.