Professores da Urcamp avaliam trabalhos na II Mostra Científica da Escola Estadual Farroupilha

Mostra reúne alunos e professores
Rosete visita bancas de projetos

Respeitando o compromisso de instituição comunitária e os princípios de incentivo à Iniciação Científica do CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, os professores e coordenadores de cursos da Urcamp participaram como avaliadores em várias feiras e mostras de ciências nas escolas públicas e particulares do município e na região onde tem suas unidades. A ideia é incentivar a participação colaborativa, desenvolver habilidades de pesquisa e de apresentação de projetos. 

Na noite da última quarta-feira, os docentes estiveram na Escola Estadual de Ensino Médio Farroupilha, onde acontecia a II Mostra Científica que, em 2024, escolheu o tema “Empreendedorismo e sustentabilidade”. O salão da escola reuniu os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A assistente da Pró-reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Rosete Kohn, acredita nas mostras escolares porque são o embrião da pesquisa.”É pela prática da investigação, da experimentação escolar que tem início o gosto pela ciência. E a ciência é o que melhora a qualidade de vida de produtos e serviços em sociedade”, avalia. 

Já a coordenadora das escolas da Urcamp, professora Tamyris Ramos, vê nos eventos a possibilidade de atrair mais trabalhos para a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia desenvolvida pela Urcamp em parceria com o MCTI e com o CNPq. “A gente identifica muito trabalho interessante e alunos com desempenho ótimo que podem estar na iniciação científica da nossa feira e do Congrega Urcamp”, antecipa. A equipe da Urcamp também destaca que os eventos científicos ampliam a capacidade de interação entre estudantes e professores pelo desafio de orientar a produção de propostas conjuntas

 

O vice-diretor do noturno, Deivid Quintana, considera a presença dos professores da Urcamp muito importante. “Para toda escola, tanto para a gestão escolar, liderada pela diretora Cláudia Gonçalves, quanto para professores orientadores e, principalmente, para os alunos, pelos feedbacks, elogios e incentivos para pesquisa”, aponta. Quintana também destaca que os alunos adoraram a experiência. “Para muitos foi a primeira mostra científica, inclusive teve grupos convidados para apresentar seus projetos na Urcamp”, comemora. “O feedback das docentes fez os alunos acreditarem que a pesquisa pode ser interessante e que eles são capazes de empreender no seu próprio conhecimento para um crescimento pessoal e profissional futuramente”, avalia.