Urcamp sedia encontro da 13ª Coordenadoria Regional de Educação

Marília Barbosa

Diretores avaliaram programa de integração Urcamp Escola

O campus central da Urcamp serviu de cenário para a reunião pedagógica da 13ª Coordenadoria Regional de Educação de Bagé durante toda esta terça-feira, dia 11. A coordenadora, Miriele Barbosa Rodrigues, liderou um encontro de orientações gerais para 56 diretores de escolas estaduais de uma rede de sete municípios das regiões da Campanha e Fronteira. Durante o evento, a pró-reitora adjunta de Ensino da Urcamp, Marília Barbosa, apresentou o programa Urcamp-Escola que reúne uma série de iniciativas para a realização de eventos, oficinas e capacitações voltadas a estudantes do ensino básico. 

 

“Acreditamos que oportunidades de acesso ao ensino superior sempre sejam prioridades na preparação oferecida pelas escolas. Por isso, apresentamos uma série de eventos, oficinas e aulas abertas para que as escolas possam acessar sem custos”, informa Marília, acreditando que as Instituições de Ensino devem estar mais presentes nas vidas dos estudantes mesmo antes da entrada na universidade. A ideia é compartilhada com o pró-reitor de Ensino, Rafael Moreira, que lidera uma equipe disposta a desenvolver aulas de degustação gratuitas. “Basta que o estudante tenha interesse por uma carreira e escolha uma aula. Com este contato ele poderá descobrir detalhes do tema e estabelecer os rumos de sua escolha profissional”, analisa. 

 

NA PRÁTICA

Depois de detalhar as sugestões da Urcamp para colocar o ensino superior como uma perspectiva na vida dos alunos das escolas públicas estaduais, os diretores foram conduzidos a dois laboratórios de práticas acadêmicas e à Brinquedoteca do curso de Pedagogia. Na Biologia, tiveram acesso a parte do equipamento à disposição com uma descrição de sua aplicação nas aulas. No Laboratório de Materiais do curso de Engenharia Civil, testemunharam os testes de resistência para materiais usados na construção civil e em obras, como as de pavimentação urbana. 

 

O diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Mércio Teixeira, Eduardo Ruiz, aprovou a iniciativa. “Acredito que esta aproximação da Urcamp com as escolas é fundamental. É do entendimento que a educação é uma coisa só, que não deveria haver uma interrupção entre a educação básica e o ensino superior”, avalia. Ruiz informa que a realização de um projeto de utilização de uma área verde em frente à escola, desenvolvido com apoio do curso de Arquitetura, deu provas de que é possível reunir o talento de acadêmicos e a solução de demandas sociais importantes como as de escolas. Já para a coordenadora regional a reunião ofereceu oportunidades aos diretores. “Nosso papel é identificar potenciais a serem desenvolvidos. E se tivermos parcerias como as que a Urcamp oferece, teremos mais condições de oferecer resultados positivos na educação”, analisa Miriele. 

 

Mais fotos