Comissão de Ética em Pesquisa da Urcamp recebe qualificação

O encontro com o Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), reuniu reitoria e Pró-reitoria, juntamente com os membros do do Comitê de Ética em Pesquisa- CEP da Urcamp e trataram temas importantes relacionados às produções científicas na Instituição.

Conforme determinação CONEP, todas as pesquisas que envolvem seres humanos, devem passar pela aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa. O CEP da Urcamp, tem suas atividades sendo desenvolvidas com os objetivos de analisar e gerar pareceres éticos e metodológicos em relação à aplicabilidade das pesquisas que envolvem humanos. Esses projetos, atualmente devem ser encaminhados via online, pela Plataforma Brasil, no site: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

A visita desta quinta-feira, 10, que ocorreu via webconferência e contou com a presença da coordenadora do CEP, Sr.ª Vera Maria de Souza Bortolini, da vice coordenadora do CEP, Sr.ª Eliane Soares Tavares, da funcionária administrativa do CEP, Sr.ª Claudia Brião, e do representante de usuário, Sr.ª Camila Fagundes Jaskulski. A reunião também tratou questões relacionadas a pesquisa com a Reitora Lia Quintana e Pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux.
atividade, ela deverá indicar uma pessoa para representá-la. A duração prevista para esse momento é de uma hora.

Num segundo momento a atividade se estendeu a todos os membros do CEP, inclusive representantes de usuários, onde houve a realização de uma roda de conversa, apresentações temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/Conep e fechamento da atividade com a construção de possíveis alternativas de melhoria no trabalho do CEP.