Urcamp apoia realização de Oficina de Teoria de Cinema e Crítica do Festival Internacional de Cinema

Foram quatro encontros, desde a última segunda-feira, durante o turno da tarde. A finalização da Oficina de Teoria de Cinema e de Crítica, nesta quinta-feira, 11, aconteceu com um café no Gabinete da reitoria. O reitor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, agradeceu a parceria da Urcamp com o Festival Internacional de Cinema de Fronteira de Bagé, que proporcionou a realização da atividade nas salas de Inovação da Instituição.

A Oficina foi ministrada pelo coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, professor Glauber Pereira. “É importante que eles entendam que, com a teoria do cinema a gente aprende e descobre ferramentas de interpretação, porque é importante ter um olhar crítico no cinema, isso amplia o conhecimento e geração de massa crítica”, relata o professor. A Oficina traz cenas de filmes relevantes doss escolas de cinema europeu, russo,americano e brasileiro de todas as épocas, assim como o papel das trilhas na composição das imagens, efeitos sonoros e de diálogo.

Carmem Lúcia Moreira Silva, já trabalha com curtas de cinema como roteirista e foi uma das alunas inscritas na oficina. “Ter uma noção sobre o tema, como eu escrevo roteiros vem acrescentar informações, conhecimento no meu trabalho”, explica.

Rogério Colares de Souza, também já atua com audiovisual e veio ampliar os horizontes em cinema. “É interessante a gente aprender algo diferente e novo, poder interagir, desenvolver este olhar crítico pelo cinema e somar conhecimento é sempre importante”, finaliza.