Egressa de Nutrição da Urcamp tem trabalho eleito como Destaque no SIIEPE da UFPel
A egressa do curso de Nutrição da Urcamp, Elen Zamberlan Seccon, teve seu trabalho eleito como Destaque de sala na 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de 20 a 24 de outubro. O reconhecimento foi obtido no Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), evento integrante da SIIEPE voltado a discentes de cursos de pós-graduação.
Elen apresentou o trabalho intitulado “Estado nutricional, perfil bioquímico e consumo de alimentos ultraprocessados de pacientes em tratamento hemodialítico em uma clínica do município de Bagé – RS”. O estudo é um recorte de sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvida no último semestre da graduação em Nutrição na Urcamp, sob orientação da professora Mestre Cássia Medeiros, e cujo resumo expandido foi elaborado com o auxílio de seu atual orientador de mestrado na UFPel, Professor Doutor Paulo Cavalheiro Schenkel.
A pesquisa consistiu em uma análise do estado nutricional, exames bioquímicos e consumo de alimentos ultraprocessados de pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise na clínica Nefro Rim Sul, anexa ao Hospital Universitário da Urcamp. “A doença renal crônica ou DRC é causada principalmente pelo diabetes mellitus e/ou pela hipertensão arterial sistêmica e, em estágio avançado, leva à necessidade de fazer hemodiálise ou transplante renal. A alimentação tem forte influência sobre os exames bioquímicos, estado nutricional e prognóstico clínico em geral de pacientes em hemodiálise, razão pela qual escolhi o tema deste trabalho”, explicou Elen.
Ao relembrar o caminho até o reconhecimento, Elen destacou o esforço envolvido na realização da pesquisa. “Ganhar o destaque pela apresentação deste trabalho no ENPOS foi muito gratificante. A execução deste TCC foi bastante desafiadora e extensa. Tive a sorte de contar com a equipe maravilhosa da clínica, com os pacientes e seus acompanhantes, pois todos me auxiliaram ao longo da pesquisa e me acolheram com muito carinho”, relatou.
A pesquisadora também fez questão de ressaltar o papel da orientação acadêmica e das pessoas que contribuíram para o estudo. “A minha orientadora Cássia Medeiros foi essencial para o desenvolvimento deste trabalho, pois foi ela quem me deu coragem e forças diante das dificuldades. Os pacientes que conheci na hemodiálise eram pessoas incríveis, exemplos de autenticidade, coragem e simpatia. Guardo todos eles no meu coração, e sinto saudades da convivência que tivemos durante a pesquisa”, contou.
Atualmente, Elen é mestranda em Nutrição e Alimentos na UFPel, onde segue atuando na área de pesquisa. “Minha perspectiva para o futuro é continuar fazendo pesquisa, que é o que eu mais amo, só que agora trabalho na área de Nutrição Básica e Experimental”, concluiu.