Feira das Profissões da Urcamp surpreende pelo número de escolas visitantes

Em três dias, entre os turnos da manhã, tarde e noite, mais de 20 escolas de Bagé e região visitaram o Campus sede da Urcamp, em Bagé onde aconteceu a Feira das Profissões 2024. Este ano, a Urcamp formalizou uma parceria com a empresa de ônibus Anversa, que realizou o transporte dos estudantes de escolas mais distantes. De forma ordenada, eles foram recebidos por uma comissão, realizaram o credenciamento e ganharam crachá com informações sobre a Urcamp.

Em seguida, já eram conduzidos aos estandes montados de forma integrada, com uma amostra de cada curso. Nos estandes, professores e acadêmicos realizaram demonstrações, práticas laboratoriais, desenvolveram técnicas e manusearam equipamentos utilizados durante a formação de cada profissão. Tudo para expandir o universo de possibilidades dos estudantes do Ensino Médio que ainda não se decidiram sobre qual graduação cursarão no Ensino Superior.

Rômulo Porto 16 anos, é concluinte e veio com a turma do 3º ano do Colégio Waldemar Amoretty Machado. Ele entrou pela primeira vez na Urcamp e conta que ficou impressionado com o que viu. “Eu sempre quis vir aqui para conhecer e achei tudo muito interessante, os cursos bem equipados. Gostei da Veterinária, da Biologia, mas acho que vou cursar Administração”, explica.

Já Érica de Moura, 17 anos, também do terceirão, ainda não decidiu, mas já sabe a área que mais se identifica. “É incrível, eu gostei de vários cursos, mais inclinada pela Agronomia”.

Mais de 1.500 estudantes passaram pela Urcamp desde a última quarta-feira, quando abriu oficialmente a Feira das Profissões. Além de conhecer os cursos, possibilidades de emprego e áreas de atuação, os alunos puderam se inteirar sobre as formas de ingresso na Urcamp, as modalidades de financiamentos e as bolsas e benefícios do Governo Federal, como ProUni, Fies e Proies.

A nova campanha de ingresso da Urcamp também foi lançada durante a feira e a novidade é que a prova de vestibular não é mais necessária. Basta que o estudante apresente o histórico escolar ou a nota do Enem dos últimos cinco anos. As inscrições para o ingresso à graduação são feitas pelo site: urcamp.edu.br, mais informações podem ser obtidas pelo whatssap da Central do Estudante, que está ativa nos três turnos.

A Feira das Profissões da Urcamp ainda contou com a 1ª Feira do empreendedor, onde empresas locais puderam demonstrar seus produtos e o Saúde Day, com apresentação dos grupos de Projetos Integradores da Urcamp, numa parceria entre o curso de Medicina Veterinária e a Secretaria Municipal de Saúde de Bagé e Enfermagem. O evento contou com vacinação contra raiva para os estudantes e vacinas para cães e gatos.

O reitor da Urcamp, professor Antônio Sobrinho, celebrou o resultado dos três dias de programação intensa. “A gente está feliz em poder receber a comunidade, porque a Urcamp é da comunidade e ver os estudantes aqui, circulando, se integrando com nossos acadêmicos, tirando dúvidas e conhecendo os nossos cursos é muito gratificante. Essa feira vai ficar marcada pelo sucesso e a grande adesão que tivemos”, conclui.