Evento na Urcamp debate sobre inclusão da população LGBTQIAPN+ no ambiente acadêmico e escolar
Com o objetivo de disseminar conhecimento, promover acolhimento e incentivar a escuta ativa, acadêmicas dos cursos de Nutrição e Fisioterapia da Urcamp, do Módulo III de Práticas Extensionistas, realizaram na noite de segunda-feira, 9, o evento “Inclusão da População LGBTQIAPN+ no ambiente acadêmico escolar: disseminando conhecimento”. A atividade aconteceu no Salão de Atos do Campus Central e reuniu estudantes e membros da comunidade em torno de uma pauta urgente e necessária.
A programação contou com quatro palestras, seguidas de uma mesa-redonda. A psicóloga Giordana Chaves abordou a saúde mental da população LGBTQIAPN+; Murilo Delgado compartilhou sua experiência acadêmica e falou sobre identidade de gênero e sexualidade; a advogada e professora Maria Victória Pasquoto tratou dos direitos legais da comunidade; e Esther Medeiros falou sobre empregabilidade e experiências profissionais de pessoas trans. Após as exposições, os palestrantes responderam perguntas do público, fomentando um espaço de diálogo e trocas significativas.
Antes das falas principais, as organizadoras apresentaram dados coletados junto aos estudantes da instituição, com o intuito de mapear o conhecimento prévio sobre temas relacionados à diversidade sexual e de gênero. A acadêmica de Fisioterapia da Urcamp, Manoella Trindade, explicou que esse levantamento foi fundamental para nortear o conteúdo das palestras e engajar os participantes desde o início. “Fizemos uma abertura do evento, mostramos os dados coletados com os alunos da instituição, semanas antes, para ver se todos tinham conhecimento sobre vários assuntos em relação à população LGBTQIAPN+. Logo após, iniciamos as palestras individualmente com cada convidado. No final, fizemos uma mesa-redonda, em que eles respondiam perguntas do público que foi prestigiar o evento”, contou.
Segundo Manoella, o evento foi pensado com muito carinho e cuidado. “Nosso objetivo era criar um espaço acolhedor, de escuta e, principalmente, de troca de conhecimentos e experiências”, completou.