Reitora da Urcamp ministra abertura do VII Seminário do FORTI

Última edição presencial do evento ocorreu em 2019 e também foi aberto por Lia Quintana, que é 1ª vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.


O VII Seminário do FORTI - Fórum de Tecnologia da Informação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior - iniciou ontem, 09 de maio, e vai até amanhã, 11. A abertura oficial do evento, nesta manhã, foi da reitora do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e 1ª vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), professora Lia Maria Herzer Quintana. O encontro visa o compartilhamento de experiências, conhecimentos e soluções entre participantes, especialistas e fornecedores do mercado de TI.

O tema central do FORTI, este ano, é ‘O Ensino Superior pós-pandemia, tendências tecnológicas e oportunidades’. Com 17 anos de história, o último evento presencial ocorreu em 2019, cuja abertura também foi realizada pelas palavras de Lia Quintana. Para acompanhar a reitora, estão presentes o assessor de tecnologia da informação da Instituição, Alexander Mendonça, e o bacharel em Sistemas de Informação Paulo Henrique Seixas Leite. Na sétima edição, o Seminário envolve mais de 100 gestores de TI, mais de 30 Instituições de Ensino Superior privadas do Brasil, mais de 25 horas de atividades e 15 empresas apoiadoras.

Durante os três dias de evento, os participantes têm acesso às seguintes palestras: “Cibersegurança: do endpoint ao backup imutável” - Fernando Munhoz (Extreme), Diego Almeida (Palo Alto) e Adão Costa (TechDEC/NetApp); “Criando uma cultura de segurança digital de forma descomplicada” - Tonimar Dal Aba (ManageEngine); “Tendências da tecnologia, Gartner e o futuro do trabalho” - Alexandre Blauth, VP Executive Partner Gartner; “E agora, José? Saúde mental: um estranho no FORTI” - prof. Dra. Rosani Sgari, UPF; e “Iniciativa +praTi” - Renato Turk Faria.

Sediado na cidade de São Leopoldo/RS, o VII Seminário do FORTI iniciou na manhã desta segunda e encerrará ao meio-dia de quarta-feira. A programação transita entre recepção em diferentes salas, palestras, cases e cases de IES e debates. Ao fim do encontro, será sorteado um notebook.