Abertas as inscrições para o Enem 2022

Para muitos estudantes, ingressar no ensino superior só é possível graças aos programas advindos do Exame Nacional do Ensino Médio. Na Urcamp, é expressivo o número de acadêmicos matriculados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Nesta terça-feira, 10, foram abertas as inscrições na Página do Participante para a edição de 2022 do exame, que poderá ser realizado em versão impressa ou digital.

A taxa de inscrição permanece em R$ 85,00; a diferença é que neste ano foram ampliadas as formas de pagamento, incluindo o pix e os cartões de crédito, e título deve ser quitado até o dia 27 de maio. Quem se enquadrou no perfil e fez o pedido de isenção, não está dispensado de fazer a inscrição para o Exame.

As provas estão marcadas para 13 e 20 de novembro de 2022 e foram disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que desejarem optar pela opção do Enem Digital. Após concluída a inscrição, ela não poderá ser alterada. No dia do exame, o candidato deverá comparecer ao local indicado e não será permitido o uso de computador particular.

Sua nota do Enem na Urcamp

Na Urcamp, a nota do Enem pode ser utilizada para três categorias: ingressar no ensino superior sem precisar realizar a prova de redação, tendo em vista que o Exame a substitui; concorrer às bolsas integrais do ProUni na modalidade presencial; e se candidatar ao financiamento do FIES.

Para a substituição do vestibular, são válidas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010, assim como para a inscrição no FIES. Porém, as vagas do ProUni só podem ser preenchidas, dentre outras exigências do Ministério da Educação, por quem tiver realizado o Enem que antecede ao semestre de ingresso.

No site da Urcamp é possível acessar todas as informações sobre inscrições e documentações exigidas pelo MEC e pela Instituição de Ensino para que os candidatos se mantenham atualizados e organizados, evitando a perda de prazos. Também é possível conversar com os atendentes da Central selecionando a opção FIES ou ProUni, no chat do site ou pelo WhatsApp 53 32428244, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h - sem intervalo.