Reitores do COMUNG participam de evento com o Governo do Estado

Os Reitores das 11 Universidades contempladas no Programa Professor do Amanhã participaram ontem (09), de um café da manhã com o Governo do Estado. O evento, realizado na sala de Governança da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, em Porto Alegre, oficializou o início do programa Professor do Amanhã e contou com a presença do Governador Eduardo Leite, do Vice-Governador Gabriel Souza, da Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, da secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski e de reitores e representantes das Universidades comunitárias.

O Presidente do Comung, Reitor Rafael Frederico Henn avalia que o programa Professor do Amanhã e o encontro das Universidades com o Governo é um marco na educação superior dos últimos anos que demonstra o interesse e o efetivo investimento que o Governo do Estado está fazendo na educação Superior. “Nós estamos muito felizes, enquanto Comung, enquanto universidades comunitárias porque essa política pública atende diretamente a nossa missão enquanto instituições comunitárias, que é atender as demandas e as necessidades da sociedade onde atuamos. O que conversamos hoje (no evento com o Governo) é que as nossas instituições possuem uma capacidade física e intelectual instalada em todo o território gaúcho e estão à disposição para ajudar o Governo do Estado no seu projeto de planejamento para o futuro do desenvolvimento social e econômico”, pontuou.

Para a Secretária de Estado, Simone Stülp, “esse tem sido um dos momentos relacionados à educação superior mais emocionante dos últimos tempos. Temos notado muita empolgação nos alunos e nos professores com a iniciativa. Sabemos que a questão da bolsa-auxílio é um diferencial, o que comprova que realizamos uma política pública bem construída e eficiente”, comemorou a secretária.

Durante o evento, o vice-governador Gabriel Souza apresentou números atualizados e frisou a importância do programa. “O Professor do Amanhã tem dois grandes objetivos: o primeiro é formar novos professores para o Estado e o segundo é fortalecer as instituições comunitárias para realizarem a formação desses novos profissionais com qualidade. Queremos seguir trabalhando juntos, pois a educação é a estratégia central do governo”, disse.

O governador Eduardo Leite parabenizou a mobilização das Universidades e reafirmou a importância da iniciativa. “Estamos convencidos da importância desse programa na formação de professores para o enfrentamento do apagão que vem acontecendo nas licenciaturas. Hoje o Estado tem capacidade de fazer esses investimentos e não podemos dar nenhum passo para trás”.

O programa Professor do Amanhã é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do Vice-governador, e executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT). O edital concede mil bolsas no valor de R$800,00 aos estudantes e R$800 para custeio das mensalidades nas Universidades Comunitárias pertencentes ao COMUNG.