Estudantes de Ciências Biológicas da Urcamp realizam levantamento florístico em Alegrete

Acadêmicos do Componente Curricular de Inventários Biológicos (Módulo IX), do curso de Ciências Biológicas da Urcamp, ministrada pela Prof. Dra. Anabela Silveira de Oliveira participaram de uma excursão em Alegrete para a atividade de levantamento florístico.

Sob a orientação da professora, os alunos realizaram o reconhecimento de espécies em três localidades, como o areal do Passo Novo, Ponte de Pedra do Cerro do Tigre e no Campus Rural de Alegrete.

Conforme Anabela, a atividade de campo teve como objetivo comparar as espécies depositadas no Herbário Didático Nicanor Antônio Risch (NAR), vinculado ao curso de Ciências Biológicas da Urcamp, com a flora oriunda do Sudoeste do Rio Grande do Sul.

“Os estudantes tiveram como objetivo identificar plantas importantes, tanto de valor ornamental, alimentício, medicinal, além de plantas raras, endêmicas e ameaçadas de extinção na região de Alegrete. E procurar entender um pouco da dinâmica da vegetação, num contexto mais voltado para a botânica regional. Encontramos a terceira população de uma planta endêmica que foi descrita em 2018. Trata-se de uma espécie de distribuição geográfica restrita no Bioma Pampa”, ressalta.