Urcamp realiza VIII Mostra de Projetos Integradores

Em três dias, mais de 70 projetos reais foram apresentados pelos acadêmicos nas mais diversas áreas da graduação.

O trabalho de um semestre inteiro que resultou num projeto para a comunidade. A Mostra de Projetos Integradores, que está em sua oitava edição, funciona como uma espécie de banca onde os acadêmicos apresentam cada projeto desenvolvido e são avaliados por um grupo de professores multidisciplinar.

Os temas são diversos, sempre dentro da área de abrangência de cada graduação e funcionam como prática para os alunos, já desde o primeiro semestre. As demandas chegam aos estudantes através da Plataforma Sou i, pelo endereço soui.urcamp.edu.br. Por meio deste portal, as empresas, entidades, prefeituras, Ongs, clubes de serviços e até mesmo empreendedores autônomos, depositam seus problemas, os acadêmicos da Urcamp desenvolvem as soluções.

Alguns projetos já estão sendo aplicados com êxito na comunidade. No curso de Farmácia, por exemplo, as alunas Ana Claudia Tavares, Jaciani da Silva, Natiele Eicholz e Taline Kader, desenvolveram um trabalho voltado ao Aproveitamento Integral dos Alimentos, onde ensinam comunidades de baixa renda a desenvolver receitas nutritivas com os pedaços não convencionais de frutas, verduras e legumes. “Normalmente a gente descasca uma laranja ou uma banana e coloca a casca fora, descarta os talos dos vegetais. Nós aprofundamos um estudo sobre isso e ensinamos as famílias a utilizarem os alimentos da melhor forma e sem desperdício”, explica Taline Kader, que integra o grupo. O trabalho culminou com a elaboração de uma cartilha e um livro de receitas, além de uma oficina na Comunidade Mãe de Deus, localizada no Bairro Malafaia, periferia de Bagé. “Para mim, essa experiência foi única, pois ver a alegria no rosto das mulheres que participaram e das crianças foi muito gratificante, sentimento único, nosso coração se encheu de alegria”, revela a acadêmica do módulo VI.

A aluna Ana Cláudia Tavares, justifica que o Projeto Integrador reforça as potencialidades do estudante, além de contribuir com o papel social. “É de extrema importância, tanto pra nós acadêmicos, quanto para a sociedade. Essa oficina de aproveitamento integral dos alimentos nos proporcionou levar informações seguras a população, baseadas em pesquisas científicas, contribuindo para evitar desperdício de alimentos e de nutrientes, vitaminas e minerais que normalmente vão para o lixo, através das partes não convencionais, fazendo com que voltem para a mesa e virem refeição com alto enriquecendo nutricional”, explica.

Já em Sant´ana do Livramento, os alunos do curso de Direito desenvolveram o Projeto Fio de Esperança, voltado para a temática da adoção. O trabalho começou com uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa qualitativa que envolveu o histórico, conceito, características e a questão jurídica em torno da adoção.

O grupo formado pelos acadêmicos Irina Lima Martinez, Hemanoeli Carolina de Oliveira, Larissa Oliveira, Jorel Madeira e Luiz Henrique Meirelles, frequentou lares de acolhimento da cidade para aprofundar o entendimento e ouvir as principais demandas das crianças e adolescentes que esperam por um lar. Eles produziram um curta metragem de 20 minutos, alavancaram uma campanha de doação de leite e levaram recreação aos moradores, além da elaboração de uma cartilha destinada a famílias que pretendem adotar.

Os alunos ainda criaram uma página informativa no Instagram com posts e abordagens jurídicas e informações sobre adoção. O trabalho foi apresentado na Câmara de Vereadores de Sant´ana do Livramento e está a disposição da comunidade. Irina Lima Martinez, conta que o projeto contribuiu com a formação dos futuros advogados e levou informação as pessoas sobre um tema tão complexo e relevante. “Foi o projeto que mais gostamos de fazer, a gente aprendeu muito a parte teórica, mas também a prática também foi muito interessante. Essa experiência foi enriquecedora”, pontua.

Desde que foi criada a Plataforma Sou i em 2019, para atender ao modelo de ensino inovador implantado pela Urcamp, os números mostram uma grande evolução, através da adesão da comunidade. Hoje são 2004 demandas registradas no portal, 430 empresas conectadas em toda a região de abrangência da Urcamp, 423 mentores colaborando, 9412 pessoas impactadas e 2220 projetos realizados pelos acadêmicos.

A próxima Mostra de Projetos Integradores da Urcamp acontece ao final do primeiro semestre do ano letivo de 2023.