Brinquedoteca da Urcamp abre as portas para escolas da rede pública

Mais que uma tarde lúdica, os alunos do 2°, 3º, 4º e 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Suñe, tiveram uma grande experiência. Na tarde desta terça-feira, 09, eles foram recebidos na Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Urcamp, numa acolhida organizada pela professora Josefa Oliveira de Souza, que também coordena este laboratório. “Nós estamos sendo procurados pelas escolas, que nos solicitam essa visita e aqui eles vivenciam este mundo de interatividade. Porque temos uma gama de desafios que fazem com que as crianças se desenvolvam e nós ficamos felizes em receber esses estudantes e oferecer a eles uma tarde diferente”, explica.

Brinquedos, jogos, acesso a materiais de arte, pintura e desenho. Quase todo foi confeccionado dentro da graduação pelos acadêmicos, com materiais recicláveis. Tudo com muita criatividade para incentivar o raciocínio e as demais habilidades nas crianças. A pequena Brenda Ferreira Lucas, oito anos, estava curiosa e optou pelos jogos de tabuleiro. “A gente veio conhecer a Brinquedoteca, está sendo muito legal e divertido”, revela.

Uma das atividades foi propor aos estudantes a elaboração de um desenho livre que, após reunido, deve virar um livro editado pela Urcamp. Depois dos brinquedos e jogos, cantigas de roda completaram a programação. A Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Suñe, professora Cristina Bernadete de Lima Campão, destacou a importância de oferecer espaços educativos às escolas públicas. “É uma tarde bem diferente, para ficar na memória deles. Em seguida eles saem da escola no novo ano e, com certeza, vai ficar na lembrança essa tarde maravilhosa”.

A visitação das escolas públicas e privadas para conhecer a estrutura e os laboratórios de aulas práticas da Urcamp, integra a programação da Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia - CNPq e MCTI, do Governo Federal. O Transporte dos estudantes, desde a escola até a Instituição, é feito gratuitamente pela empresa da Anversa, através de uma parceria firmada com a Urcamp, com o intuito de acesso e de fortalecimento da educação.

Mais fotos