Curso de Agronomia da Urcamp desenvolve oficinas escolares sobre práticas sustentáveis
ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ GOMES FILHO PRATICAM PLANTIO, ADUBAÇÃO E IRRIGAÇÃO
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade em que a Urcamp manifesta sua vocação para o compartilhamento de informações qualificadas em tempos de eventos climáticos extremos. Mas também oportuniza esclarecimentos sobre sistemas sustentáveis de produção. No último dia 5, esse foi o objetivo da visita do curso de Agronomia e do Intec (Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal) à Escola Estadual José Gomes Filho.
Reunindo estudantes do Ensino Médio, o evento teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de promover práticas agrícolas responsáveis. A coordenadora do curso, professora doutora Ana Maria Bicca, e a responsável técnica do Laboratório de Sementes, professora mestra Evelise Ferreira, desenvolveram atividades voltadas ao cultivo. Um deles foi o de hortaliças, importante tanto para a saúde quanto para a sustentabilidade alimentar. Destacaram, também, a adubação orgânica com vermicomposto, com demonstração do adubo produzido a partir da decomposição de restos orgânicos por minhocas. As professoras também promoveram uma oficina prática para criar vasos autoirrigáveis, uma solução inovadora para otimizar o uso da água nas plantas.
O curso também distribuiu sementes e vermicomposto aos participantes, incentivando-os a iniciar seus próprios cultivos em casa. Para a professora Ana Bicca, a ação foi um grande sucesso, promovendo a educação ambiental e inspirando as futuras gerações a cuidar do meio ambiente. “A atividade reafirma o compromisso da Urcamp, curso de Agronomia e do INTEC com a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do nosso planeta”, conclui a coordenadora.