Em Urcamp | Por Redação
A bióloga e professora da Urcamp, Anabela Silveira de Oliveira, participou da programação da Semana Integrada do Meio Ambiente 2022, na noite de terça-feira, dia 7. Em sua fala, apontou espécies endêmicas de cactos da região e indicou o grau de risco de cada vegetação.
Coordenadora do curso de Gestão Ambiental e professora do curso de Ciências Biológicas da Urcamp, Anabela traz no currículo mestrado e doutorado em Ciências Florestais e pós-doutorado em Geografia. E foi justamente o trabalho de levantamento de cactáceas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (BHRS), finalizado durante o pós-doutorado, que foi apresentado por ela. “Plantas raras, endêmicas ou ameaçadas de extinção na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria” foi apontado pela autora como um tema “polêmico” em função das questões que relacionam risco de extinção de espécies de vegetação local com início de empreendimentos de médio e alto impacto. “É um tema bastante importante no que se refere a áreas prioritárias para conservação da natureza no pampa”, destacou.
Ao longo de dez anos de pesquisa, foram registradas cerca de 700 espécies de plantas, de diferentes famílias na zona delimitada. Contudo, Anabela focou nas cactáceas, tendo encontrado 29 espécies - cinco delas endêmicas, ou seja, só ocorrem em determinados pontos da região. Vale ressaltar que muitas delas estão correndo risco ou sob ameaça de extinção. “O levantamento pode colaborar com os trabalhos sobre diversidade florística das bacias hidrográficas. A região é rica em afloramentos rochosos e está ameaçada por projetos de mineração e silvicultura. Essas espécies encontradas neste trabalho subsidiam ações para conservação de áreas prioritárias para a natureza”, apontou.
A Semana Integrada é uma proposição da Unipampa, que tem parceria com a Urcamp e outras instituições de ensino e preservação ambiental, e conta com atividades presenciais e online, transmitidas pelas redes sociais e canais das instituições envolvidas. A atividade deste ano traz como tema “Vida sustentável em harmonia com a natureza”.
As atividades seguem durante a semana: na sexta-feira, dia 10, a partir das 14h, serão realizadas ações voltada para a sustentabilidade nas escolas, pelo grupo Bioenergia/Unipampa. Já às 19h, acontecem as palestras “Verde urbano e sistema de espaços livres: alternativas contemporâneas”, ministrada pela arquiteta Luciana Schenk (ABRAP) e “A situação do Verde urbano em Bagé”, ministrada pelo biólogo Rodrigo Kanaan, CAU/SEMAPA.
Além disso, até sexta, a Casa de Cultura recebe as exposições “As árvores contam a história” (Unipampa); “Varal fotográfico Belezas Naturais do Pampa” (Urcamp); “Arroio Bagé e seus afluentes” (Ipep/Arquivo Público), além do lançamento do Livro “Irmã Árvore: Ser Incrível do Reino Vegetal” (IPEP/UNIPAMPA).