Urcamp divulga estrutura do primeiro módulo do curso de Pós-graduação em Patrimônio Cultural, Identidades e relações Étnico-raciais
A Pró-reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp faz os últimos preparativos para o primeiro módulo do curso de especialização em Patrimônio Cultural, Identidades e Relações Étnico-raciais. O pró-reitor, professor doutor Guilherme Collares informa que a expectativa pelo sucesso da oferta é grande porque os temas abordados são os mais atualizados dentro do que se exige de conhecimento do contexto social das organizações. “Todos os esforços foram no sentido de trazer a palavra e a experiência de profissionais de destaque em suas respectivas áreas de atuação”, garante Collares.
Corroborando com a descrição do pró-reitor, a coordenadora do curso de pós-graduação, professora doutora Clarisse Ismério, adiantou a estrutura e professores convidados para o primeiro módulo de trabalho. Com 120 horas de duração, a primeira fase do curso terá quatro diferentes componentes curriculares ministrados altamente qualificados em seus temas em diversas instituições de ensino. O professor Mestre Tiago Rosa da Silva, da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Antônio Kluwe, fará a abordagem sobre Patrimônio e Relações Étnico-raciais; o professor doutor Gustavo Andrade tratará do Patrimônio Fronteiriço; A professora Mestra Helen Jardim, da UFPEL, discutirá o Patrimônio Religioso; e o professor doutor Júlio Quevedo, da UFSM, apresentará o Patrimônio dos Povos Ancestrais.
A coordenadora afirma que o curso busca refletir o patrimônio cultural (material e imaterial) sob a perspectiva das representações sociais, identidades e relações étnico-raciais, a partir do aporte histórico, literário, social e antropológico. “Nesse entrelaçamento busca também promover ações e projetos voltados para a educação patrimonial em espaços formais e não formais”, conclui Clarisse Ismério.
Público alvo: professores, historiadores, antropólogos, arquitetos, museólogos, sociólogos e de áreas afins