Encerramento da XXIII Semana Acadêmica de Nutrição da Urcamp destaca papel do nutricionista no SUS e os cuidados integrais com a saúde
A XXIII Semana Acadêmica do Curso de Nutrição da Urcamp chegou ao fim na noite de quinta-feira, 8, com uma programação marcada por reflexões profundas sobre o papel transformador do nutricionista no Sistema Único de Saúde (SUS) e na promoção de cuidados integrados à saúde. O evento foi realizado no Salão de Atos do Campus Central e contou com a presença do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, que participou do ato de encerramento.
Duas palestras encerraram a semana, ambas ministradas por egressas do curso de Nutrição da própria Urcamp. A primeira delas foi conduzida por Josiane Hernandes, da Secretaria Municipal de Saúde de Bagé, com o tema “Além do consultório: o nutricionista no SUS”. Formada há 12 anos pela Urcamp, Josiane compartilhou sua trajetória profissional nas áreas de Atenção Básica e Vigilância Sanitária. “Participar da Semana Acadêmica foi, sem dúvida, um momento muito especial. Voltar como palestrante para compartilhar minha vivência e reforçar a importância do nosso papel na saúde pública foi uma oportunidade de inspirar futuros colegas”, destacou.
Durante sua fala, Josiane enfatizou como os diferentes campos de atuação dentro do SUS se complementam, destacando o cuidado no território, o vínculo com as famílias, a atuação em grupos educativos e o trabalho em equipe multiprofissional. Também abordou a relevância da atuação técnica e fiscal da Vigilância Sanitária na proteção da saúde da população. “Reforcei o papel do nutricionista como agente transformador, tanto na escuta das demandas da população quanto na prevenção de riscos invisíveis”, concluiu.
Na sequência, Thaiana Gonzales, nutricionista da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, apresentou a palestra “Alimentação e cuidados com a mente”. Em sua abordagem, tratou da importância de um olhar integral sobre a saúde, ressaltando que o cuidado nutricional vai além da alimentação em si. “Minha fala foi sobre nutrição e saúde. O papel do nutricionista, hoje, exige uma atenção individual ao paciente e a importância da escuta. A nutrição é um cuidado integral. Corpo bem nutrido, mente equilibrada e espírito em paz — afirmou.
Thaiana destacou que o nutricionista deve enxergar o paciente como um ser humano completo e, a partir disso, contribuir de forma efetiva para uma alimentação equilibrada e para o bem-estar geral.
A noite de encerramento refletiu o espírito da Semana Acadêmica: valorizar a formação crítica e humanizada dos acadêmicos, mostrando como a atuação profissional pode gerar impacto social e promover qualidade de vida.