A Urcamp está mobilizada nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste para a arrecadação de donativos em auxílio às vítimas da enchente histórica no Rio Grande do Sul. O Centro Universitário tem seu campus central em Bagé e unidades nas cidades de Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel. As campanhas de apoio se desenvolvem a partir de centrais de recolhimento de alimentos não perecíveis e materiais indicados pela Defesa Civil montadas nas unidades dos municípios, como Bagé, Dom Pedrito e São Gabriel. Mas também em campanhas de doações on-line, como acontece a partir do campus sede de Bagé e de Santana do Livramento.
Em Alegrete, estão programados dois grandes eventos de mobilização: no sábado, o campus de Alegrete promove a Manhã da Família e, durante a próxima semana, acontece o show com o renomado artista local Gui Mendes. A arrecadação das atividades será destinada à central de doações do estado, em Porto Alegre.
O Campus de São Gabriel iniciou a semana com uma coleta de donativos em parceria com a unidade militar 9º RCB, cujo volume será destinado a famílias desabrigadas pelas enchentes em diferentes pontos do estado. A coordenadora do curso de Direito, Ana Paula Torres, explica que a comunidade externa também se somou às arrecadações. Os alunos da Escola João Pedro Nunes e as crianças da Escola Maternal Vila Pitanga fizeram desenhos e cartas de esperanças que serão entregues a outras crianças que estão em situação de vulnerabilidade pelas cheias.
Em Dom Pedrito o campus recebe donativos desde o último dia 5, mas também desenvolve campanhas pela internet: uma denominada Todos por todos e outra dedicada ao município vizinho de Candelária, bastante prejudicado pela enchente.
Em Bagé, o ponto de coleta e arrecadação foi montado no saguão do prédio central da Urcamp e conta com a ajuda dos acadêmicos. Uma grande campanha institucional também foi montada pela internet e se dedicada à arrecadação em toda a comunidade acadêmica e regional.