Urcamp promove Cine Gastronomia

O projeto busca associar cinema e técnicas de gastronomia, através da apresentação de sessões cinematográficas, divididas entre três etapas. A ideia é promover dinâmicas e discussões acerca do tema que envolve a culinária de forma geral, no sentido de oferecer ao acadêmico mais uma alternativa de conhecimento, além da sala de aula.

O Curso de Gastronomia da Urcamp foi criado para atender a uma demanda da região, dentro de um universo que cresce e se torna cada vez mais uma tendência mundial. Segundo dados da Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor tem expansão anual em torno de 10% e ainda gera cerca de 450 mil novas vagas de emprego por ano, o que demonstra a exatidão da Urcamp em investir nessa graduação.

Pensando em ampliar as possibilidades de ensino, de uma maneira criativa e inovadora, o curso está lançando o “Cine Gastonomia”. O projeto foi idealizado pelas professoras Clarisse Ismério e Chris Severo, que trabalham a interdisciplinaridade em um formato que busca levar aos estudantes um lado lúdico nos temas relacionados à Gestão e História e cultura da Gastronomia, duas disciplinas do primeiro semestre. “Nesse projeto teremos um espaço que transcende a sala de aula. Referências que trarão a vivência, a prática, a percepção dos profissionais à partir dos filmes. Quanto mais trouxermos a prática para a realidade dos alunos, mais enriquecedor será”, revela a professora Clarice Ismério.

O primeiro filme a ser exibido será “Vatel: o banquete do Rei”, no dia 03 de maio. Após a apresentação o público irá participar de um debate com dois profissionais da área. O Chef Guto Medeiros do Mercado Gourmet e Cema Isquierdo, proprietária da empresa Cema Isquierdo Eventos.

A segunda exibição será no dia 07 de junho com o filme “Festa de Babete” e vai contar com a participação dos debatedores Patrícia Salla, com larga experiência no seguimento gastronômico e Isabel Messias, que atua com eventos temáticos na região.

O terceiro filme irá culminar com o final do semestre, no dia 12 de julho, com a exibição de “100 passos de um sonho”.  O debate ficará a cargo da acadêmica de gastronomia Patrícia Zilio da Rosa Reis.

A professora Chris Severo conta que as aulas ficam ainda mais atrativas, quando se busca novos formatos, que vão além do modelo tradicional. “Esses eventos fazem com que os alunos consigam identificar conceitos e esse vínculo com a atualidade amplia o conhecimento deles para o mercado, além de que esse contato com os profissionais agregam muito para a aplicação prática do que aprendem em sala de aula”, pontua.

Os interessados em participar do Cine Gastronomia precisam se inscrever pelo site eventosurcamp.edu.br.