Urcamp por Aí: médico veterinário é referência em estudos de Patologia em Minas Gerais

O Urcamp por Aí prossegue com a publicação de egressos que são destaque no mercado de trabalho. Vamos contar a história do médico veterinário Geovanni Dantas Cassali, 59 anos, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com vasta experiência em pesquisa no ramo da patologia.

 

A trajetória de Cassali iniciou em 1981, quando ingressou no curso de Medicina Veterinária da Urcamp. O fascínio pela pesquisa teve seu impulsionamento na Microscopia e nas aulas de Histologia com a professora Glezia Ribeiro. Já a iniciação científica ocorreu com o professor Ivan Gomes e, posteriormente, no Instituto de Pesquisas José Ghisolfo de Pesquisas Ageoveterinárias. “No referido Instituto, tive oportunidade de conviver com excelentes professores: Adil Knackfuss Vaz e José Carlos Ferrugem Moraes”, ressalta.

Após concluir a graduação (1984), Cassali passou por aperfeiçoamento em Fisiopatologia da Reprodução, pelo Instituto José Ghisolfi de Pesquisas Agroveterinárias (1985). Os estudos seguiram, com realização de Mestrado em Medicina Veterinária, pela UFMG (1989) e doutorado em Ciência Animal, pela UFMG e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto - Portugal (2000). O bajeense também é especialista em Patologia Veterinária, pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária - ABPV (2013).

Os estudos e resultados seguiram com aplicações nas atividades da UFMG. Inclusive, coordenou o Programa de Pós-Graduação (2008 a 2010 e de 2018 a 2020). Destaque, também, para o trabalho multidisciplinar na área de Câncer de Mama no Hospital das Clínicas da UFMG (2003 e 2015); presidência da ABPV (2013 a 201)5, entre outros projetos e funções. O currículo acadêmico de Cassali acumula cerca de 350 artigos publicados em periódicos (nacionais e internacionais). “Sou muito grato pelas oportunidades durante o meu período de formação (graduação e aperfeiçoamento) e que me permitiram ser, atualmente, um professor/pesquisador na área de Patologia”, finaliza.