Lavras do Sul assina convênio de traumatologia com HU

O contrato de convênio foi assinado pelo reitor da Urcamp, professor Antônio Evanhoé Sobrinho, o Diretor Administrativo do Hospital Universitário, Leandro de Deus, Prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes e o Secretário de Saúde do município, Cacildo Delabary. A partir de agora, o HU vai suprir uma demanda da cidade vizinha na área de traumatologia. “Nós estamos felizes em poder oferecer para a nossa população mais este benefício. Uma especialidade da área da saúde que nós não tínhamos. Este convênio vai nos permitir encaminharmos nossos pacientes para a realização de cirurgias de traumatos, tão necessárias no nosso município”, aponta o chefe do executivo municipal.

O contrato prevê o encaminhamento de pacientes para cirurgias de médio porte. Os traumas são uma das principais causas de morte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), respondem por mais de 5,8 milhões de óbitos a cada ano. Assim, é essencial que as populações da região tenham acesso a este serviço. De acordo com o Secretário de Saúde do município, Cacildo Delabary, hoje, Lavras do Sul conta com 23 pacientes que necessitam de cirurgias em traumatologia. “Alguns deles já estão há três anos na fila de espera, o que nos causa muita angústia. Como o estado não está conseguindo nos atender através da saúde pública, nós estamos fechando este convênio com o HU para dar um conforto maior a nossa população local”, explica.

Antônio Sobrinho diz que a Urcamp amplia o seu papel de contribuição regional. “Nós ficamos muito satisfeitos em poder atender a essa demanda de Lavras do Sul. É a FAT/Urcamp dando suporte, ofertando os seus serviços para atender a quem precisa e esse também é nosso papel, além da educação”, explica o reitor, que também preside a Fundação Átilla Taborda.