Vestibular da Urcamp supera expectativas

Um número surpreendente de candidatos realizou a prova de redação no domingo em Bagé, Sant´ana do Livramento, São Gabriel e Alegrete. Foi o Primeiro vestibular da Urcamp unindo as modalidades presenciais e EAD.

O bom momento que vive a Urcamp não está refletido apenas na estrutura reformulada e moderna, com salas de Inovação, ambientes virtuais e áreas de lazer, projetados nos últimos dois anos. Este novo universo pode ser visto na tarde de domingo, com corredores e salas de aulas lotados de estudantes de todas as faixas etárias, em busca de uma vaga para estudar na Instituição.

Pelo menos uma hora antes do horário de aplicação das provas, estipulado para as 14 horas, uma grande equipe de professores e alguns acadêmicos, estavam prontos para receber os candidatos. O grupo foi dividido em comissões de apoio que se revezaram entre recepção, informações e condução de cada estudante às salas de provas. Na entrada, todos ganharam água e barras de cereal, além de alguns brindes, como copos e canetas de empresas que são parceiras da Urcamp.

O vestibular presencial obteve a maior procura e contou com gente de toda a região.

Kascilla Farias e Vitória Marques, vieram juntas de Candiota e sonham em cursar Enfermagem e Engenharia Civil. Chegaram cedo e puderam conhecer os novos ambientes que a Urcamp oferece dentro da Graduação i. “Tenho muitos conhecidos que se formaram aqui e temos só boas referências da Urcamp”, contam com entusiasmo.

Já Maria Eduarda, de Dom Pedrito, optou pela Medicina Veterinária. “Eu sempre quis esse curso, desde pequena, estou feliz por estar aqui hoje”, revela.

Deivit Silva também veio da capital da paz pra tentar uma vaga no curso de Gastronomia. “A gente sempre ouve falar da Urcamp, sabe da qualidade dos cursos, espero também ser aluno ano que vem e poder estudar aqui”, projeta.

O tema proposto para esta prova foi “Profissões do Futuro”.

O Vestibular de Verão da Urcamp vem sendo trabalhado todo o ano pela equipe de comunicação e coordenadores de cursos da Instituição, com palestras em escolas e divulgação de todo o processo de transformação pela qual a Instituição vem passando nos últimos anos. A Pró reitora de Ensino, Virgínia Dreux, acredita que a comunidade entendeu a imersão em Inovação feita pela Urcamp, com foco em formação com excelência. “É uma satisfação ver nossa Instituição cheia, com essa procura enorme. Creditamos isso a nova proposta acadêmica implementada por nós, através da Graduação I, dos Projetos Integradores, onde o aluno aprende a prática já desde seu ingresso no Ensino Superior. Estamos felizes com nosso EAD, onde as pessoas acreditaram na nossa proposta, com professores nossos, onde eles podem usufruir de todas as nossas instalações. Nos surpreendeu o número de pessoas e tivemos uma abstenção mínima, então estamos muito otimistas em relação ao próximo ano”, revela.

Primeiro Vestibular em EAD

Em Bagé, os candidatos pelo Ensino a Distância (EAD), foram todos alocados numa mesma sala e também fizeram a prova de redação, nos mesmos moldes do presencial, mas com temas distintos. Dois assuntos foram oferecidos para o candidato optar sobre qual dissertar: “A importância da Inclusão Digital entre os Idosos” e “O Humor que Machuca – Bullyng não tem graça!”.

Nesse módulo, a procura veio através de um público diversificado. Alguns que resolveram retomar os estudos depois de muito tempo, outros que estão tendo acesso ao Ensino Superior pela primeira vez, mas em comum, a escolha pela versatilidade nos horários para estudar. É o caso de Ana Valesca Viana, que trabalha com serviços gerais e agora quer se qualificar ainda mais cursando Recursos Humanos. “Pra mim que tenho filho fica melhor o EAD, é uma oportunidade nova que a Urcamp está oferecendo pra quem não pode estar aqui em tempo integral”, explica.

Niege Silveira já faz magistério e agora escolheu cursar Pedagogia. “Com o EAD eu vou poder encaixar meus estudos dentro dos horários livres que tenho”, destaca.

Já Bruno Esteves Cassão escolheu o curso de Administração. “Eu tenho filho pequeno, trabalho, o EAD nos dá essa facilidade de poder conciliar tudo isso sem parar de estudar e escolhi vir pra Urcamp porque é a melhor, tem um histórico indiscutível”, justifica.

Para quem não teve a oportunidade de fazer este vestibular, a partir de terça-feira, 10, a Urcamp vai lançar um novo edital e os interessados em ingressar poderão agendar e comparecer na Instituição mediante a apresentação do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio e assim escolher o curso que pretende cursar. As inscrições para o presencial estarão abertas no site, através do endereço: urcamp.edu.br, já para o EAD as inscrições serão pelo endereço: ead.urcamp.edu.br.