Semana Acadêmica de Farmácia e Biomedicina discute avanços no diagnóstico laboratorial e estéticos

Professora Rafaella Sinnott falou do papel do biomédico em casos de leucemia
Farmacêutica Bruna Freitas tratou das questões éticas da estética facial

A 21ª Semana Acadêmica do Curso de Farmácia e a 3ª Semana Acadêmica de Biomedicina da Urcamp apresentaram, na noite desta quinta-feira, 7, palestras que destacam a importância do conhecimento multidisciplinar atualizado para o diagnóstico e cuidado ao paciente e o cuidado com a leucemia.

A primeira parte da noite contou com a participação remota da biomédica e professora Rafaella Sinnott, que abordou o tema “Leucemias: o biomédico frente ao diagnóstico laboratorial”. Em sua apresentação, a profissional destacou a importância dos profissionais de análises clínicas na detecção de leucemias, especialmente as crônicas, muitas vezes descobertas em estágios assintomáticos. “Embora o diagnóstico final seja responsabilidade do médico, a primeira detecção é frequentemente feita por biomédicos e farmacêuticos bioquímicos durante exames de rotina, como o hemograma”, explicou Sinnott.

A palestrante enfatizou a relevância de compreender a morfologia celular e as diferenças entre tipos de leucemia, destacando que o hemograma continua sendo um dos exames mais solicitados e informativos. “Saber interpretar o hemograma e relacioná-lo com a clínica do paciente é essencial para profissionais de saúde de todas as áreas”, complementou.

Estética facial e o olhar holístico

Em seguida, a farmacêutica Bruna Freitas discutiu o tema “Estética facial”, trazendo uma abordagem que combinou ciência, estética e ética profissional com a finalidade de desmistificar aspectos da harmonização facial, que, segundo ela, muitas vezes são mal compreendidos devido às representações midiáticas. “Falo sobre como a harmonização facial surgiu, sua evolução e a importância de uma abordagem cuidadosa e personalizada com o paciente”, afirma.

A palestrante destaca que, no Brasil, o mercado estético ocupa a terceira posição mundial e que os profissionais do país estão entre os melhores injetores do mundo. No entanto, reforçou que o retorno financeiro não deve ser o foco principal. “A estética é, antes de tudo, saúde. É preciso respeitar as características únicas de cada paciente, priorizando a segurança e o bem-estar. E o que o paciente deseja nem sempre é o que ele precisa, e cabe ao profissional compreender e guiar as expectativas de forma ética”, finalizou.

A Semana Acadêmica de Farmácia e Biomedicina da Urcamp encerra suas atividades nesta sexta-feira, 8, com a palestra da farmacêutica Fernanda Sabedra, que discutirá sobre “Pesquisas básicas e clínicas no Laboratório de Biotecnologia do Câncer”. A apresentação está programada para as 19h, na Sala 10B do Ginásio Corujão.