Promotor Márcio Gomes Schlee encerra a 44ª Semana Jurídica da Urcamp com debate sobre feminicídio

Feminicídio é tema que cresceu em relevância

Na última noite da 44ª Semana Jurídica do curso de Direito da Urcamp, realizada nesta quinta-feira,6, o promotor de justiça Márcio Schlee Gomes desenvolveu o tema “O Julgamento pelo Tribunal do Júri de Casos de Feminicídio”. Em sua apresentação, o palestrante abordou a aplicação do Direito em casos de violência de gênero, trazendo uma reflexão sobre o combate ao feminicídio e a relevância de políticas públicas para proteger os direitos das mulheres.

A presença de Schlee na Semana Jurídica marcou um retorno especial, após 18 anos, desde sua última participação como palestrante, em 2006. O promotor apresentou uma perspectiva atualizada e aprofundada sobre temas que se tornaram gradativamente mais relevantes no cenário jurídico e social brasileiro, destacando sua experiência e compromisso com a justiça e a proteção dos direitos humanos.

A discussão teve como foco a nova Lei nº 14.994, de outubro de 2024, que alterou a tipificação do feminicídio no ordenamento jurídico brasileiro, e destacou a importância de uma formação consciente para os futuros profissionais do Direito. Após a palestra, o público teve a oportunidade de participar com perguntas, enriquecendo o debate e encerrando a semana com reflexões profundas sobre a responsabilidade social e a justiça.

As comemorações pelos 55 anos do curso de Direito da Urcamp serão pontuadas, às 17h desta sexta-feira, dia 8, com um coquetel especial de encerramento, no saguão do Museu Dom Diogo de Souza. Organizado pela Reitoria da Urcamp e pela Coordenação do Curso de Direito, o evento contará com o lançamento de uma revista especial elaborada pela equipe do Jornal Minuano, em homenagem à trajetória do curso.

Mais fotos