Urcamp realiza Feira das Profissões com foco nas escolas

Até a próxima sexta-feira, 10, os cursos de graduação da Urcamp estarão em evidência, distribuídos em estandes para que os estudantes do Ensino Médio tenham mais clareza na hora de optar por uma profissão.

O prédio central da Urcamp no Campus sede em Bagé ficou integrado com os 18 cursos da graduação presencial que a Instituição oferece.

Às 9 horas da manhã chegou a primeira escola, com alunos do Ensino Médio que vieram acompanhados dos professores para a visita. Uma vivência diferente para a maioria dos alunos que chegaram curiosos para interagir com os acadêmicos e professores do Ensino Superior.

A comissão organizadora da Feira das Profissões 2023 programou um circuito guiado, onde os visitantes podem ter contato com cada graduação. Equipamentos de trabalho, materiais e utensílios usados no decorrer do curso e muita informação sobre mercado de trabalho e áreas de atuação.

O Jornalismo, por exemplo, trouxe parte do estúdio de Telejornalismo para interagir com os estudantes. A arquitetura com as maquetes desenvolvidas pelos acadêmicos e que servem como prática para a profissão futura. A Engenharia Civil, veio com suas maquetes de pontes, além do laboratório de concretos, onde os visitantes conhecem os equipamentos utilizados em grandes construções, e, não só isso, assistem a demonstrações de como se mede o peso de uma amostra em concreto. Na primeira Sala de Inovação estão os cursos de Sistemas de informação, com seus óculos de realidade virtual, além de toda a área de tecnologia e seu vasto mercado empregador, bem como o curso de Ciências Contábeis e Administração de empresas. Ambos integrados na área de gestão de qualquer negócio.

Na sequência, vem a Educação Física com seus pesos de diferentes tamanhos e equipamentos de todas as modalidades que são aplicadas para a formação do profissional. Ao lado, os cursos da saúde. A Fisioterapia com a demonstração de aparelhos que são utilizados na prevenção e tratamento musculoesquelético e doenças respiratórias. Já a Enfermagem, simulou uma prática para reanimação de parada cardiorrespiratória. A Farmácia e Biomedicina também funcionam de maneira integrada, cada um com sua tipicidade, onde os alunos conseguem manusear os utensílios e entender melhor cada graduação. Na Nutrição, uma pirâmide de alimentos com os valores calóricos e os visitantes podem utilizar a balança para medir peso, altura, massa corporal e gordura. A psicologia também faz parte da saúde como um dos cursos mais procurados, com grande acréscimo pós-pandemia e sua vasta área de atuação, assim como o Direito, considerado o carro-chefe da Urcamp. É o curso mais tradicional e na feira, o estudante pode conhecer o universo de oportunidades e níveis salariais de cada profissão que esta graduação possibilita.

O roteiro de visitação ainda inclui a Pedagogia com sua brinquedoteca e a gama criativa utilizada na confecção de brinquedos e jogos educativos para aplicar nas escolas com materiais recicláveis.

O curso de Ciências Biológicas é outro atrativo que atenta os olhos dos visitantes. Um laboratório rico com dezenas de gêneros de animais empalhados da fauna e flora brasileira, bem como as inúmeras espécies de répteis, além da botânica do biomapampa.

O estudante Érik Antunes de Oliveira, 2° ano do Ensino Médio, diz que a experiência foi algo inédito. “Para mim foi inovador, sair do âmbito escolar, conhecer uma estrutura como essa e poder entender melhor sobre os cursos que a Urcamp oferece é muito atrativo”. Depois de visitar a feira, o jovem estudante decidiu pela Engenharia Civil, ano que vem, quando ingressa na graduação.

Já a estudante Giovana Saggiomo, 3º ano do Ensino Médio, se encantou pelos cursos da saúde. “Ainda não decidi qual, mas gostei muito dessa área, a feira nos possibilita ter uma melhor noção do que a gente pode escolher”, aponta.

Para completar o circuito, os cursos do agronegócio. A Medicina Veterinária trouxe para a feira a maquete de uma fazenda com potreiros, mangueiras e toda a estrutura para se administrar uma empresa rural, além de peças trazidas do Laboratório de Anatomia no Campus Rural. A Agronomia com amostras de plantas, forrageiras, sementes e alimentos produzidos na Fazenda Escola e que serve como prática aos alunos na graduação.

A Pró-reitora de Ensino da Urcamp, professora Marília Barbosa, diz que a Urcamp está aberta a todos e reforça o convite. “Chamamos todas as escolas de Bagé e região para que venham nos visitar. Aqui estão expostos os cursos presenciais oferecidos pela Urcamp, assim como as áreas de atuação profissional que podem ser seguidas pelos futuros estudantes universitários”, reforça.

O presidente da FAT e reitor da Urcamp, professor Antônio Evanhoé Sobrinho, diz que além de auxiliar o estudante, a Feira das Profissões aproxima ainda mais a Instituição da comunidade. “Nós somos pioneiros no Ensino Superior, há quase 70 anos estamos formando profissionais capacitados em todas as áreas e neste evento abrimos as portas para que os estudantes que ainda não nos conhecem, possam optar por um curso, através do que trazemos aqui. A Urcamp é uma facilitadora e auxiliar na decisão do jovem é também nosso papel enquanto Instituição Comunitária que somos”.

A Feira das Profissões da Urcamp está aberta a visitação nos três turnos, até a próxima sexta-feira, dia 10/11, no prédio central da Urcamp. A entrada é gratuita.