Hospital Universitário inaugura primeiro ambulatório DMRI do Estado e celebra assinatura de convênios
Com a presença da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, e da reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, Lia Maria Herzer Quintana, foi inaugurado, sexta-feira, dia 5, após mais de dois anos de negociações e trâmites, o serviço de oftalmologia do Hospital Universitário - Clínica Visar, instalada no segundo andar da instituição de saúde.
Os trâmites tiveram início em março de 2019, através de conversas entre a reitora da Urcamp, Lia Quintana, e o diretor técnico, Dr. Marcelo Teixeira, para discutir a viabilidade de implantação do serviço de oftalmologia no HU.
Em abril do mesmo ano, ocorreu uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional – CIR Pampa, com a presença da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, onde ficou deliberada a troca do local de prestação de serviços, realocando os tetos da oftalmologia da Santa Casa de Caridade de Bagé para o Hospital Universitário da Urcamp.
Inclusive, no mesmo mês, foi definida a estrutura ambulatorial provisória de oftalmologia (consultório médico e sala de exames) e uma sala cirúrgica oftalmológica (inspecionadas e liberadas pela Vigilância Sanitária e 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, a fim de não prejudicar a assistência oftalmológica aos pacientes da região e de Pelotas.
Logo em seguida, em maio, foi assinado o contrato entre o Hospital Universitário Urcamp e o Centro de Olhos da Região da Fronteira, para prestação de serviços médicos na especialidade de oftalmologia e, em agosto do mesmo ano, foi assinado o contrato nº 149/2019, celebrado entre o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria Estadual da Saúde, e Hospital Universitário para a execução de serviços de oftalmologia no âmbito do SUS. Ainda em 2019, teve início a obra de reforma da estrutura física do ambulatório de oftalmologia da Urcamp, que foi inaugurado agora.
O diretor técnico do serviço destaca, entre os principais atores que se mobilizaram para a abertura do serviço, além da reitora, Lia Quintana, e da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, o atual vice-prefeito, Mário Mena, que, à época do início das tratativas atuava como Secretário de Saúde do município e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Região – COSEMS/Pampa, além do apoio técnico prestado pela Consultoria Jurídica da Urcamp, através do advogado Maurício Rodrigues, e do diretor de Gestão e Projetos do grupo Oftalmopampa, Márcio Mello.
Durante a cerimônia, a secretária de Saúde destacou o ineditismo da implantação do ambulatório. “O Hospital Universitário da Urcamp, sob comando da professora Lia, e a Clínica Visar, sob comando do Dr. Marcelo, tornam realidade o primeiro ambulatório de DMRI do Rio Grande do Sul”, disse ela.
Como irá funcionar?
Conforme explica o médico oftalmologista, Marcelo Teixeira, o serviço irá disponibilizar consultas, tratamentos e procedimentos como cirurgia de catarata, além da implementação do ambulatório de doenças da retina. Isto permitirá o tratamento, via Sistema Único de Saúde - SUS, dos pacientes acometidos de doenças como diabete ocular, além do tratamento inovador da doença macular relacionada à idade (DMRI), principal causa da cegueira em pacientes acima de 60 anos.
A projeção é de que sejam realizados sete mil atendimentos de média e alta complexidade por mês, entre consultas, diagnósticos oftalmológicos e procedimentos cirúrgicos. O serviço contará com cinco oftalmologistas, que atendem de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Parceria com o Estado
Logo em seguida à inauguração do ambulatório, a secretária de Saúde e comitiva, assim como convidados e representantes de outros municípios da região, foram recebidos no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, para assinatura do convênio do programa Assistir, firmado entre o governo do Estado e o Hospital Universitário. O projeto foi lançado em agosto, pelo governo do Estado, para redistribuir, com mais justiça e transparência, incentivos financeiros aos hospitais que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul.
Vale explicar que os incentivos são recursos que o Estado repassa aos hospitais, como complementação às verbas federais, para o fomento de ações e serviços de saúde realizados no âmbito do SUS, condicionados ao cumprimento dos requisitos técnicos estabelecidos em portaria estadual com foco no atendimento do cidadão gaúcho. Desta forma, o Hospital Universitário passa a contar com o repasse mensal para a qualificação dos atendimentos Ambulatoriais nas especialidades Clinico/Cirúrgicas, especialmente em Oftalmologia. O incentivo será repassado de forma gradual, até completar o valor total, de R$ 140 mil mensais.
Neste mês de novembro, por exemplo, será repassado 10% do valor total; já em dezembro, será 20% desse valor. A projeção é de que em junho de 2022, seja atingido o valor total. “Tudo que a gente ganha é reinvestido para melhorar a qualidade. Não somos o maior hospital, não vamos ser o maior. Mas vamos, sim, dar retaguarda à Santa casa, como hospital de média complexidade”, destacou a reitora e presidente da FAT, Lia Quintana.
A secretária de Saúde ressaltou a intenção de tornar mais justa a distribuição de recursos. Até então, 21 hospitais de mais de 250 recebiam 48% do recurso estadual. “Esse programa está fazendo justiça, essa é a palavra mais adequada. Hoje temos um número muito elevado de hospitais, que recebem mais do que recebiam antes. E o Hospital Universitário antes do programa, recebia de incentivo estadual, por ano, R$ 72 mil. Com o Assistir, teve um acréscimo de 2.369%”, disse Arita.