Direito da Urcamp encerra o semestre com Aula Experimental

Uma aula compartilhada, com noções relevantes e atualizadas da área jurídica, totalmente aberta e direcionada a estudantes e interessados em cursar Direito. Foi dessa forma que a Aula Experimental do curso de Direito da Urcamp, de Bagé, foi transmitida em tempo real aos campi de Alegrete, São Gabriel e Sant´ana do Livramento. O evento marca uma das iniciativas para destacar os 55 anos do curso de Direito e a centésima turma, que deve se formar no fim do ano de 2024.

O Dieito da Criança e da Juventude foi o tema central das palestras. A ideia nesta Aula Experimental, é utilizar uma linguagem simples e de fácil compreensão, já que a proposta é fundamentalmente voltada a quem está saindo do Ensino Médio, explica a coordenadora do curso de Direito da Urcamp, professora Lourdes Helena Martins. “São noções que alguns dos nossos professores trazem em diferentes áreas para que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer o que é a nossa graduação e de conhecer o corpo docente qualificado do curso”, justifica.

Os alunos do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins e do Colégio Bradesco foram convidados a assistir a Aula Experimental e vieram acompanhados de professores. A estudante Lívia Goulart Gil foi uma das interessadas, já pesquisou sobre o Direito, leu até livros com temas e linguagens jurídicas e, assim que soube da atividade, tratou de garantir presença. “Me interesso muito pelo Direito, gostei da área de humanas, hoje vim assistir, mas já sei que é essa a área que me identifico”, revela.
O pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Moreira, que integra o quadro docente do curso de Direito abriu a aula com o tema - “A erradicação da Exploração Sexual da Criança e do adolescente no Brasil”, fruto da pesquisa que vem realizando nesta área, desde 2013.
Em seguida, o professor Higor Freitas abordou “O Enfrentamento da Exploração do Trabalho Infantil”. “Vim trazer o conceito e as leis que garantem essa proteção jurídica que colocam os limites de idade mínima, mas também mostrar todas as modalidades de supressão de direitos, para que eles identifiquem as formas de exploração que podem ocorrer na sua rotina”, pondera.

A Aula Experimental, que acontece desde 2023, encerrando o semestre do Direito da Urcamp, contou, ainda, com a colaboração da professora Milena Santos, que levou aos interessados o tema - “Processo Penal”.

Mais fotos